Ilhazinha registra foco de incêndio em Belém do São Francisco

0

Por volta das 19 horas desta sexta-feira (11), a Ilhazinha, como é conhecida em Belém e região, teve um princípio de chamas que terminou por chamar a atenção de alguns turistas que se encontravam na Orla Fluvial. No meio deles, o popular Izac, que entrou em contato com o Secretário de Turismo local, Charles Araújo, que de imediato, se dirigiu ao local e acionou a PM/PE via wathsapp, com o objetivo de pedir apoio dos Bombeiros Militares.

Por oportuno, Izac avisou aos assustados turistas, que se tratava de uma pequena ilha totalmente isolada e que, pelos vídeos, parecia tratar-se de “um fogo controlado”, o que é muito comum no interior dos municípios, se dando dessa forma, para facilitar a utilização das cinzas, o manejo e o cultivo da terra. Claro que essa, não deveria ser a prática mais adequada, mas, em se tratando do Nordeste, onde as técnicas inovadoras não chegam, é perfeitamente compreensível.

Do outro lado, o Secretário de Turismo local fez questão de enfatizar que havia uma residência afastada e com luzes acesas, onde era possível visualizar algumas pessoas na área externa, sem, no entanto, apresentar sinais de anormalidade. De acordo com o mesmo, por volta das 20 horas, as chamas já haviam sido controladas e que ele estaria de prontidão, para qualquer eventualidade, colocando o numero de celular pessoal, (87) 9.9995-7405, a disposição. Pelos vídeos, é possível perceber 03 momentos distintos: o maior deles, que assustou; outro, já com controle; e o último, com pequenos sinais de foco, que comumente são isolados e exterminados pelos moradores.

Coivara, é o nome popular que se dá a eventos dessa natureza e ocorrem quando os pequenos agricultores, por não dispor de condições financeiras, organizam as mesmas em pequenos e isolados montes e ateiam fogo; depois aproveitam as cinzas para os mais variados cultivos.

Não é possível saber ainda, se houve danos ambientais, o que precisa ser levantado pelos institutos ligados ao meio ambiente, mas, por ter sido realizado de forma “controlada” e pela pequena parte de terra da Ilhazinha, talvez nem tenha ocorrido. Trata-se de um local que não dispõe de interligações com outras ilhas e que está localizada em frente a Orla Fluvial, o que facilitaria o acesso, caso necessário.

Videos do incêndio

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome