Iluminação pública e situação crítica das estradas rurais são temas de debates na Sessão da Câmara de Vereadores de Orocó

0

Foi realizada nesta terça-feira (05/12) a 19ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais conduziu os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 7 dos 9 vereadores.

Os vereadores que fizeram uso da tribuna questionaram a falta de iluminação pública em diversos pontos do município, cobraram da Compesa uma solução para a falta d’água e da Prefeitura que seja feita a requalificação das estradas rurais, e ainda parabenizaram a inauguração da Cozinha Comunitária Municipal.

O Presidente da Câmara, Vereador Ighor Crateú, comentou sobre a reabertura da cozinha comunitária, situação das estradas, destacando que era necessário que as máquinas nunca parassem de trabalhar. Comentou ainda sobre a situação do abastecimento d’água na Comunidade Santa Rosa, onde moradores chegam a pagar R$300 por um carro-pipa, que dar apenas para um mês.

Gostaria de compartilhar algumas preocupações e conquistas importantes para o nosso município. A reabertura da cozinha comunitária é uma notícia positiva, promovendo a solidariedade e o apoio mútuo em nossa comunidade, agradecendo à secretária de ação social Lívia ao ex-secretário Tatá e ao prefeito do município Gueber por todos os esforços feitos para a reabertura. Quanto à situação das estradas, é importante que as máquinas nunca cessem seu trabalho. Precisamos garantir estradas seguras e transitáveis para todos, promovendo o desenvolvimento e integração em nosso município.

Quanto à situação do abastecimento d’água na Comunidade Santa Rosa é preocupante, com moradores tento muita das vezes ter que desembolsar um recurso para carro-pipa particular que apenas supre as necessidades por um mês. É importante que busquemos soluções para garantir o acesso digno à água, um direito básico de todo cidadão. Estou comprometido em enfrentar esses desafios e buscar melhorias constantes para nosso município. Agradeço a compreensão e apoio de todos. Unidos, superaremos essas dificuldades.”

Valkiria Amando, parabenizou a gestão municipal pela inauguração da Cozinha Comunitária e comentou sobre iluminação pública: “tenho ouvido queixas da população que precisa ir ao Hospital, e infelizmente não tem a iluminação necessária, peço que seja providenciada a iluminação daquela rua, como também da pracinha da Travessa Bom Jesus, que é bastante frequentada por crianças, que o Secretário Pedro Belarmino desse uma olhadinha, pois tem muitas ruas sem iluminação em Orocó. São coisas simples que o secretário deve dar uma resposta e resolver essa problemática, não era nem pra gente tá cobrando o básico.

Patricio do Projeto também comentou sobre iluminação pública e a situação das estradas. “Por trás das vilas onde há novas residências existem muitos pontos sem iluminação, peço que o Secretário Pedro Belarmino possa providenciar a iluminação pública e garantir mais segurança a nossa gente. Quanto as estradas, o produtor rural não pode mais esperar, tem gente perdendo mercadoria porque os motoristas não querem rodar dentro do projeto.

Professora Jacielma solicitou que o prefeito edite um decreto sobre o calendário de feriados municipais e cobrou que seja providenciada iluminação pública no Território Quilombola. “Lá onde mora faz é tempo que existem lâmpadas queimadas, e não é só as lâmpadas, se faz necessária a troca da fiação. Ainda falando de estradas, é preciso urgentemente fazer uma requalificação, pois todo mundo tem reclamado das condições precárias das estradas.

Maria Eduarda comentou sobre a compensação do FPM. “Com esse valor deve ser dado prioridade no pagamento dos salários atrasados com a compensação do FPM, que esse valor seja utilizado para pagar esse atraso salarial. Peço ainda que seja emitida uma Nota de Repúdio à Compesa, pela forma como estão tratando o consumidor orocoense.”

Tiago Vasconcelos cobrou do Secretário Pedro Belarmino que faça o acesso para melhorar a passagem de mercadoria em alguns pontos do município. “Ali na beira do rio tá uma seboseira, tem que fazer logo aquele acesso, não quero que faça estrada agora, mas os acessos devem ser feitos.

Hélio de Zefinha comentou sobre a situação das estradas e solicitou a instalação de placas indicando órgãos públicos.  “Se o básico já não é feito, imagina do jeito que o colega sugeriu. O que tá acontecendo é que a gente espera demais dessa gestão que nada faz. Se olhar direitinho, a gente só pede o básico, e o básico não é feito, não existe compromisso com o povo.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome