Jeep Compass 2022 a diesel terá um tanque de ureia — sistema é obrigatório em caminhões e ônibus

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As versões a diesel do Jeep Compass reestilizado só devem chegar às concessionárias em junho, mas já tiveram preços e versões reveladas. E apesar de o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv continuar o mesmo, uma importante novidade passa a fazer parte da mecânica do modelo: o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), capaz de converter os óxidos de nitrogênio (NOx), um dos poluentes mais nocivos, em água e nitrogênio.

Para isso, o carro vem agora com um tanque onde é preciso colocar o Arla 32. Obrigatório em caminhões e ônibus desde 2012, Arla é a sigla para Agente Redutor Líquido Automotivo, que nada mais é que uma solução com 32,5% de concentração de ureia de alta pureza (daí o 32 no nome).

Essa ureia faz uma reação química dentro do escapamento do veículo junto da fumaça residual do processo de combustão, eliminando o NOx como vapor. No caso do Compass, há uma redução de 85% das emissões.

O sistema já atende as novas fases do Programa de Emissões para Veículos Leves (Proconve L7), marcadas para entrar em vigor a partir de 2022. Por isso, a aposta era de que o Commander, SUV de sete lugares que chega no segundo semestre, estrearia a tecnologia. Mas, segundo a Stellantis, como o Compass já seria renovado agora, com mudanças de motor, fazia mais sentido do ponto de vista técnico e financeiro adiantar o cumprimento dos prazos.

Equipado com um tanque de 13 litros para receber o Arla 32, o Compass pode rodar de 7 mil a 10 mil quilômetros antes de precisar reabastecer. Com o preço do litro do agente custando por volta de R$ 4, o consumidor terá um gasto de pouco mais de R$ 50 para completar o tanque. Não é um preço alto para receber um motor mais moderno e já atualizado com a legislação futura. Sem contar que o meio ambiente e os nossos pulmões agradecem. |Auto Esporte|

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