Lançamento do livro Riacho Nosso Chão, foi um sucesso em Belém do São Francisco-PE

0

Na noite do último sábado (20) foi realizado em Belém do São Francisco o lançamento do livro: Riacho Nosso Chão. A solenidade aconteceu no no “Espaço de Alba” localizado na Avenida Antônio Teodósio no centro de Belém do São Francisco, com início às 20:30h.

Confira como foi a noite segundo relatos de Joselito Nogueira um dos escritores da Obra:

1- O mestre de cerimônia Hélio Roberto abriu a mesa oficial a qual foi composta pelo prefeito Licínio Lustosa, vice prefeito, vereadores, secretários, representantes da Tercina Roriz, eu e a Dra Lourdes Soares como organizadores da obra, Mestre Lau. Após o uso da fala de abertura o Prefeito fez um discurso em que falou do respeito que tem pelo Riacho Pequeno e relembrou ser uma terra de homens e mulheres cultas e generosas. Em seguida franqueou a palavra para os demais da mesa os quais fizeram pronunciamentos curtos parabenizando a obra.

2- Em seguida as mensagens de 3 autores ausentes foram lidas: Des. Albuquerque lida por Joselito, a de Leó lida por Ana Maria Nogueira e a do deputado Zé foi lida pela sua irmã Lourdes.

Vejam as falas:

“Tenho a honra de haver nascido em Riacho Pequeno, através do aprendizado das primeiras letras. Belemita nato. Nutro profunda admiração dos meus conterrâneos, fui batizado na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio estudei a terceira série do primário no Grupo Escolar, localizado à frente da Igreja Menino Deus, não me lembro o nome. Lá se vão sessenta e seis anos. Morava  por trás da mencionada Igreja, recordo-me haver recebido das professoras bons ensinamentos, os quais foram necessários ao desenvolvimento cultural que sou portador. Tive a minha primeira namorada por mera afeição, éramos crianças, nunca a beijei ou fui beijado, havia sim, respeito. É notório que a sociedade belemita no decorrer de sua existência se portou de forma irrefutável.

Percebo que, minha terra não prosperou no campo da tecnologia da agricultura, produtos manufaturados artesanais e, turístico. Faltaram-lhe infraestrutura para alavancar o seu desenvolvimento comercial, porém, alcançou índices extraordinários na cultura, constitui-se em uma cidade que, seu povo bom e ordeiro, tende a alcançar cursos superiores. Fator preponderante que nos permite afirmar que se contam centenas de belemitas formados e espalhados pelo Brasil a fora. Fato que por se só, dar-nos uma dimensão de grandeza de nossa terra.

Comunico aos conterrâneos da impossibilidade de comparecer o lançamento do Livro Riacho Nosso Chão nessa amada terra em que nasci.

Peço-lhes humildemente, minhas eclusas por não poder comparecer ao dignificante evento do lançamento do livro. Este fora escrito por vinte e seis escritores riachenses. Uma obra que nasceu da ideia da Dra. Maria de Lourdes Soares Ornellas. Contou com o apoio dos riachenses. Organizado por uma comissão composta por três integrantes: José Soares de Albuquerque, Maria de Lourdes Soares Ornellas e Joselito Nogueira do Nascimento. Têm vinte e um artigos. Sinto-me à vontade para exaltar a grandiosidade desta obra literária. Ela enriqueceu ao nosso Distrito do Riacho pequeno. Elevou o nome da nossa cidade de Belém do São Francisco. Constituindo-se na prova irrefutável de seu mister, onde está lançada, através da repercussão positiva do seu povo. Assim, arrancou aplausos e elogios: Petrolina-PE; Praia do Forte, Salvador, Capital do Estado da Bahia; Euclides da Cunha, cidade próspera da Bahia. Hoje, em nossa Terra Mãe.

Por dever de consciência, informo que o nosso Livro se encontra na Biblioteca Nacional de Paris, Capital da França; na Cidade de Atenas, Capital da Grécia, levados pela incansável Dra. Maria de Lourdes Soares Ornellas.

Torno público aos riachenses que no dia vinte e cinco de novembro deste ano, o lançamento será em Teresina, Capital do Estado do Piauí, onde resido, para o qual convido e aguardo contar com o maior número de escritores.

Esse despertar de os escritores riachenses, tem por objetivo indelével levar o nome do nosso Distrito aos lugares mais longínquos do território brasileiro e quiçá do mundo. Essa é a nossa missão benfeitora que nos orientou Celestino Nunes, nosso Guia Espiritual. Almejamos ainda, mostrar o Distrito de Riacho Pequeno que, embora esteja nascendo para ser reconhecido pelos brasileiros com o lançamento do livro, espera-se alcançar o progresso social, seguido do seu desenvolvimento básico e bem-estar de sua população.

Des. José Soares de Albuquerque

Meus conterrâneo Riachenses e Belemitas,

Estou aí com vocês de maneira ausente/ presente. Ausente porque cheguei hoje aqui em Euclides da Cunha com muito desejo de estar neste lançamento mas após uma avaliação da equipe da campanha fez-se preciso ficar por aqui para acertar os compromissos finais firmados  na empreitada de Candidato eleito de Deputado Federal pela Bahia.

Nesse aspecto aproveito a oportunidade para agradecer a torcida de vocês para a minha vitória e as manifestações que vocês fizeram após o pleito no Grupo Livro Nosso Chão.

Estou presente porque nasci no Chão, chorei pela primeira vez nesse berço e recebi os afagos de colo, peito e atenção de meus pais Otacílio Soares e Beliza Nunes Soares. Soube que houve foguetes e todo o Riacho e adjacências escutaram o meu nascimento: posto do sal, Pombas, pau de colhe , pé da Serra etc. sei que fui um filho querido pelos Nunes, Soares, Barros, Sa e Nogueira. Destaco meus tios paternos: Gabriel, Oscar, Pedro, João e Maria, bem como meus tios maternos Antônio e Ulisses.

Não posso deixar de falar de minhas irimãns Lourdes e Francisca mulheres que muito admiro, meu  primo Des. Albuquerque que encontra-se em Teresina/Piauí e esteve no Chão no lançamento oficial no dia 4 de agosto deste ano.

Desejo que esse lançamento em Belem fortaleça nossos laços políticos, educacionais, culturais e econômicos juntos aos  Belemitas o com o apoio do nosso prefeito Dr Licínio Antônio Lustosa. Acredito na nossa peleja e unidade das águas que correm do Riacho paro Velho Chico. Essas águas juntas formam um acontecimento.

Um abraço da família Nunes Soares a vocês presentes a este evento.

José Nunes Soares

3 – Dando continuidade, o cerimonial convidou a professora Lourdes Soares para apresentar em slides como se deu a construção do Livro Riacho Nosso Chão.

4 – Esse momento foi a vez da entrega das Comendas para: Sr Quincas Nogueira, Vereadora Ana Nogueira Magalhães, Dra Lourdes Soares e América Magalhães.

A professora Lourdes informou que é a terceira vez que recebe a Comenda e que não passará mais adiante sua Comenda.

5 – O cerimonial encerrou o lançamento e convidou a todos para a aquisição dos livros e autógrafos.

6 – Os autores presentes fora em número de 13: Ana Maria Nogueira, Lourdes Soares, Nasilda Nunes, Miriam Nogueira, Domingos Policarpo Eliane Nogueira, Zefinha Nogueira, Joselito Nogueira, Ana Cecilia Nogueira. Maria Daria, João Nogueira, Tica Nogueira e Antonia Santos.

7- A noite de autógrafos foi bastante movimentada, o autor Domingos dará o resultado das vendas.

8 – Informo que os Belemitas prestigiaram o lançamento e tivemos a presença de 150 convidados, número bastante expressivo.

9 – No horário dos autógrafos uma banda animou os presentes, enquanto as fotos foram feitas entre autores e convidados. Após essa resenha os autores podem postar as melhores Fotos com a respectiva legenda, tal com mo fez Nasilda no lançamento de Petrolina.

10 – Por último o cerimonial anunciou o sexto lançamento que será realizado em Teresina- Piauí, em novembro tendo como anfitrião Dr. Albuquerque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome