Mais da metade dos vereadores de Cabrobó não vai tentar reeleição

0

Os eleitores de Cabrobó vão votar no dia 4 de outubro já com a certeza de que ao menos 7 assentos no parlamento municipal serão renovados, isso representaria perto dos 54% do total de 13 vereadores. O atual presidente da câmara o vereador Dim Saraiva, vai disputar a prefeitura e por essa razão abre uma vaga. Outras duas vagas já estão confirmadissimas, do vereador mais antigo da casa que é Romero Gomes e do vereador eleito com a menor idade de toda historia política de Cabrobó que ó vereador Ramsés Sobreira.

Não: Dim Saraiva foi eleito vereador em 2016 pelo PPS para o segundo mandato, seu nome vai ser oficialmente anunciado como pré-candidato a prefeito no próximo dia 22. O mesmo vai disputar a eleição para prefeito de Cabrobó pelo MDB, atualmente é o presidente da câmara municipal de vereadores da Terra da Cebola e da Transposição.

Não: Romero Gomes foi eleito para o primeiro mandato de vereador em 1988, em 2012 foi eleito vice-prefeito de Auricélio Torres. Tentou retornar a câmara em 2016 e não conseguiu, no inicio da legislatura (2017-2020), foi beneficiado com a renúncia do vereador mais votado de 2016. Paulo Cesar (Sininho) preferiu renunciar e com isso Romero foi empossado para o sétimo mandato de vereador e oitavo seguido contando com o de vice-prefeito.

Não: Ramsés Sobreira foi eleito em 2004 com apenas 22 anos para o primeiro mandato, teve o mandato caçado pelo TER-PE em cumprimento a Lei de Fidelidade Partidária. Voltou a ser eleito nas eleições seguintes (2008-2012 e 2016), no primeiro biênio da atual legislatura (2017-2018), foi o presidente da casa Epaminondas Hipólito de Lima.

Não: Pretinha Truká, eleita em 2016 para o primeiro mandato representa sua comunidade indígena no parlamento municipal. A comunidade indígena Truká já vem com três legislaturas seguidas com assentos na câmara, sendo que as duas primeiras (2008 e 2012) foi com o Cacique Neguinho Truká. Pretinha poderá voltar atrás e disputar a reeleição, levando em consideração o que for decido na próxima reunião de lideranças da comunidade.

Não: Zezito Salú está no terceiro mandato de vereador, foi eleito pela primeira vez em 2012 e é o único político de Cabrobó que nunca mudou de partido. O mesmo esteve em duvidas até na ultima reunião do grupo de oposições, mas na manhã de hoje em contato com nossa reportagem confirmou que não vai mais disputar a reeleição.

Não: Avanildo Barros até que se coloca como uma das opções para composição de uma majoritária, mas em relação à disputa para renovação do mandato de vereador o mesmo disse que está fora. Avanildo (Lili) foi eleito em 2012 e em 2016 aumentou a votação em mais de 200 votos.

Não: Duda Caldas representa um seguimento familiar na política de Cabrobó, está no segundo mandato de vereador e não será candidato a reeleição. No entanto, seu nome também faz parte da lista dos possíveis candidatos à vice de Dim Saraiva. Por essa razão Duda não irá oficializar sua saída da disputa eleitoral, mesmo já tendo definido que não concorrerá a reeleição no pleito eleitoral de outubro.

Sim: Suzana Freire é a única mulher de Cabrobó a ocupar um assento no parlamento municipal por três legislaturas seguida. Perdeu o mandato na primeira legislatura por infidelidade partidária, considerando ter sido vítima de uma injustiça. Superou o revés da política e logo na eleição seguinte aumentou a votação de 611 para 1.206 votos. O nome da vereadora é ventilado como pré-candidata a vice na chapa de Dim Saraiva, a mesma se considera pronta para o desafio.

Sim: Karla Amando está no primeiro mandato de vereadora, ela também tem o nome apontado para ser a companheira de Dim Saraiva na chapa majoritária, mas o esposo da mesma, o sindicalista Antonio de Nestor que foi candidato a prefeito nas ultimas duas eleições, mantém a pré-candidatura de prefeito e por essa razão Karla pode ser apenas candidata a reeleição no pleito de outubro.

Sim: João Pedro Novaes é outro que está no primeiro mandato de vereador, atualmente ocupa a pasta da secretaria municipal de governo. O mesmo representa um grupo familiar na política local que tem garantido assento no parlamento municipal desde as eleições de 1996, João Pedro confirmou a nossa reportagem que mantém a intenção de renovar o mandato de vereador no pleito eleitoral de 4 de outubro deste ano.

Sim: Tony Rocha é filho do ex-presidente da casa e está no primeiro mandato, o mesmo disse que até pensou em não disputar a reeleição, mas, segundo ele em conversa com o pré-candidato a prefeito Dim Saraiva, voltou atrás da decisão anterior e vai entrar na disputa para renovar o mandato e continuar representando o bairro onde mora, na câmara municipal de vereadores.

Sim: Marcos de Neuma está no segundo mandato de vereador, já foi secretário de governo na gestão anterior e secretário de ação social no atual governo. O nome de Marcos foi colocado como um dos pré-candidatos a vice na chapa de Dim Saraiva, mas o próprio Marcos antecipou que retirou seu nome da lista de possíveis candidatos na majoritária, sendo assim está firme com a intenção de renovar o mandato nas eleições deste ano.

Sim: Jorge Cavalcanti está no exercício do cargo de vereador por conta da licença de João Pedro para assumir a secretária de governo, foi eleito pela primeira vez em 1992 e já foi presidente da casa por quatro biênios. O mesmo disse que vai para a disputa em busca do oitavo mandato, a derrota na eleição passada não abalou o parlamentar que atualmente é o líder do governo na câmara.

O único vereador com quem não conseguimos contato foi o Professor Nilson, por essa razão não podemos colocar o mesmo nem na lista dos que não disputará a reeleição e nem dos que confirmam que vão tentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome