Marcha das Margaridas e Programa Ganhe o Mundo repercutem em reunião da Alepe nesta quinta

0

A 6ª edição da Marcha das Margaridas, que vai ser realizada em Brasília, nos dias 13 e 14 de agosto, foi o tema do primeiro pronunciamento da Reunião Plenária da Alepe, nessa quinta. O deputado Doriel Barros, do PT, ressaltou que se trata da maior ação estratégica protagonizada por mulheres na América Latina. Neste ano, o lema é a luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência. “Fruto da luta e da organização das mulheres trabalhadoras rurais. Aqui de Pernambuco está indo uma delegação de mais de duas mil mulheres. A marcha é reflexo de uma luta das companheiras mulheres por democracia, por direitos, por liberdade, por dignidade.” O nome do movimento é uma homenagem a Margarida Maria Alves, que foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em agosto de 1983, na porta de casa, na frente do filho e do marido, a mando de fazendeiros da região.

 A recuperação da PE-17, que liga o centro de Jaboatão dos Guararapes ao bairro de Prazeres, na Região Metropolitana, foi o pleito do deputado Manoel Ferreira, do PSC. Ele pediu soluções do Governo do Estado e afirmou que empresas da região têm sido prejudicadas com a precariedade da rodovia.

O Programa Ganhe o Mundo, do Governo Estadual, foi abordado pela deputada Priscila Krause, do Democratas. Ela foi procurada pela Associação de Escolas Públicas do Canadá, que relatou uma dívida de 2 milhões de dólares canadenses com a empresa que havia sido contratada pelo Poder Executivo para gerir os intercâmbios dos jovens pernambucanos. “Não cabe aqui mais nenhum juízo de valor, apenas trazer a público, na certeza de que a partir também desses novos fatos que outras providências sejam tomadas e que isso seja resolvido para que não tenha o comprometimento de um programa fundamental e importante.”

O líder do Governo, deputado Isaltino Nascimento, do PSB, ressaltou os investimentos da gestão estadual na educação pública. Ele citou o êxito das escolas de tempo integral e do ensino técnico em Pernambuco, além do Programa Criança Alfabetizada, que prevê parcerias com municípios para garantir a alfabetização até os 7 anos de idade. Sobre o Programa Ganhe o Mundo, Isaltino afirmou que o processo licitatório para a contratação de uma nova empresa gestora dos intercâmbios ainda está em curso. O parlamentar garantiu que não haverá prejuízos para os estudantes ou para as escolas internacionais que receberem alunos pernambucanos. “Portanto, por parte do Governo de Pernambuco não há nenhum tipo de problema acerca desta questão e a gente está cumprindo o nosso papel  e o programa tem vigor e vai continuar funcionando, inclusive com os alunos que estão já selecionados para ir para o Canadá.”

O Dia da Televisão, comemorado em 11 de agosto no Brasil, foi registrado pelo deputado Pastor Cleiton Collins, do PP. Ele destacou a retomada das transmissões da TV Alepe e disse que a programação pode ser um exemplo para outros órgãos públicos. O parlamentar ressaltou que o canal é uma forma de aproximar os pernambucanos do Legislativo e promover interação entre parlamentares e sociedade.

Fonte: Radio Alepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome