Marília e PT nunca se entenderam

0

A deputada federal Marília Arraes (SD-PE), foi eleita em 2008 aos 24 anos de idade vereadora do Recife pelo PSB. Em 2014 se rebelou contra o primo Eduardo Campos que era o presidente nacional da legenda, Marília preferiu declarar apoio à reeleição de Dilma do que apoiar Eduardo para Presidente da República. Em 2016 Marília foi reeleita para o terceiro mandato de vereadora do Recife já filiada ao PT, em 2018 andou o estado como pré-candidata do partido ao Governo de Pernambuco.

Foi preciso intervenção nacional para conter a escalada de Marília, o partido tinha outros interesses, a exemplo da candidatura de Haddad. Para tanto era necessário reatar aliança com o PSB e apoiar a reeleição do governador Paulo Câmara, a Marília coube uma disputa para a Câmara Federal, e se deu bem, ficando com a segunda maior votação no estado. Em 2020 novo embate entre Marília Arraes e o PT, dessa vez o PT apostou na candidatura de Marília para a prefeitura do Recife e perdeu no segundo turno.

Em 2021 novo confronto entre Marília Arraes e o partido de Luiz Inácio Lula da Silva, o PT de Lula indicou o nome do deputado João Daniel de Sergipe para o cargo de segundo secretário da Câmara dos Deputados. Contrariando seu partido, Marília se lançou avulsamente para a disputa, terminou saindo vitoriosa com apoio de partidos aliados do presidente Bolsonaro. Para muitos Marília enfrentou o PT e Lula, inclusive o presidenciável até analisou a possibilidade de expulsar Marília do partido.

Em 2022 Marília não quis esperar pra ver o que o PT decidiria em relação a seu nome, saiu na frente e oficializou sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco por outra legenda. Já conseguiu fechar a chapa majoritária, está na liderança do pleito, segundo pesquisas eleitorais. O embate agora é em relação ao apoio de Lula, ele pode vir a Pernambuco e simplesmente falar que apoia Danilo que é o candidato do PSB. Ou será que Lula vai expor Marília e pedir para os eleitores do PT votarem contra ela?

Na verdade Marília nunca esteve satisfeita com o PT, assim como PT nunca esteve satisfeito com Marília. A união entre os dois foi por uma questão de interesse de ambos, principalmente quando começou em 2014 que o PT precisava de apoio para Dilma. Em 2020 o PT permitiu a candidatura de Marília para a prefeitura do Recife, levando em consideração a vitória da neta de Miguel Arraes o partido lançaria Humberto Costa para o Governo este ano. Não deu como planejado, então de volta aos embates.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome