Mesmo fechado a vacinação em cães e gatos está acontecendo no PSF do Bairro Beira Rio em Cabrobó

0

DSC_0031 DSC_0032 DSC_0034

Foi dado inicio a campanha de vacinação em cães e gatos da cidade de Cabrobó, o atendimento acontece em vários PSFs da cidade. A coordenadora da campanha a Dra. Isabela Diniz, está acompanhando de perto o trabalho da equipe responsável. Nossa reportagem esteve logo cedo no PSF do Bairro Beira Rio, o ponto negativo é que o atendimento está sendo feito do lado de fora do Posto. Até às 10:00 horas o responsável pelas chaves do PSF não teria comparecido para abrir, fazendo com que  os profissionais procedesse com os atendimentos pelo lado de fora, prática condenada pela fiscalização estadual por não ser correto e nem tão pouco recomendado uma vez que esse tipo de procedimento deve ser feito em local adequado.

Fora esse incidente a campanha vai muito bem e conta com a participação dos moradores do Bairro Beira Rio, que atenderam ao chamamento e estão levando seus animais para serem vacinados. Conversamos com o Sr. Manoel Paulo, um dos moradores mais antigo do Bairro, o mesmo levou sua cadela para ser vacinada e disse que faz isso todos os anos. Outro morador que preferiu não revelar a identidade, no momento da espera para que seu gato fosse vacinando, fez comentários desaprovando o atendimento pelo lado de fora do PSF. Até as crianças entraram no clima e levaram seus animais de estimação para o PSF, com uma hora de campanha pouco mais de 20 animais já teriam sido vacinados.

A vacina contra a raiva animal é gratuita e deve ser aplicada anualmente em animais de estimação. Podem ser vacinados cães e gatos com mais de três meses de vida, e fêmeas que não estejam prenhas. No ato da vacinação, os técnicos farão a emissão do atestado de imunização dos animais, que deve ser guardado para comprovação da vacina, caso o animal morda alguma pessoa.

A Dra. Isabela Diniz, Coordenadora da campanha de vacinação em Cães e Gatos, avisa que preparou uma programação espacial por Bairro ao longo desse mês de maio e vai até o dia 15 de junho quando se encerra a campanha na área urbana.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina anti-rábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome