Mundo digital na saúde

2

As tecnologias vieram para ficar. Sendo assim, é normal que algumas áreas comecem a inserir alguns métodos dentro de seus sistemas. Não à toa, por exemplo, que o mundo digital na saúde tem se mostrado bastante presente, afinal de contas, através dele, tornou-se possível facilitar muitos processos que, outrora, eram um tanto burocráticos.

É inegável notar o quanto a tecnologia facilita e agiliza as nossas vidas. É por essa razão que a cada dia as empresas têm procurado inserir-se em vários processos. Vivemos em uma nova era, a qual a tecnologia faz parte e possui uma importância essencial.

Por esse motivo que o mundo digital na saúde tem se tornado cada dia mais presente, pois ele é capaz de facilitar e tornar ágil muitas coisas. Inclusive, muitas pessoas têm conquistado uma significativa melhora na saúde devido à junção dessas duas áreas.

Por isso, através desse artigo, iremos falar um pouco sobre o mundo digital na saúde, qual tem sido o seu impacto e até mesmo de qual forma ele tem melhorado a vida em sociedade. Quer ficar por dentro de tudo isso? Então não deixe de conferir!

O que é o mundo digital na saúde?

Primeiro de tudo, é essencial que expliquemos esse conceito. À medida que o tempo passa, é normal que as coisas mudem e, na grande maioria das vezes, para melhor. A exemplo, podemos citar a evolução de remédios para tratar determinadas doenças.

Ou, um exemplo bem mais atual, diz respeito às vacinas, que são capazes de reduzir a gravidade de alguma doença. Esse tipo de melhora só acontece devido aos estudos e evoluções tecnológicas. Portanto, quando se fala a respeito do mundo digital na saúde, é mais ou menos isso que estamos nos referindo.

Na realidade, esse é um assunto bem extenso. Mas o fato é que, com o passar do tempo, novos entendimentos são adquiridos, cujo objetivo é de melhorar algumas questões que se relacionam com a saúde.

Essa transformação digital é essencial para que a sociedade como um todo possa usufruir de todos os benefícios. Afinal de contas, um dos grandes impactos das tecnologias na área da saúde é o fato de fazer com que os pacientes pudessem fazer parte dos processos.

Antigamente, os conhecimentos eram muito restritos aos médicos e, inclusive, eles eram os únicos a difundir informação. No entanto, graças às tecnologias, os pacientes tendem a possuir um entendimento prévio e, sendo assim, podem tomar decisões mais precisas e seguras, por exemplo.

Ademais, a inserção de novas tecnologias na área da saúde é capaz de reduzir alguns custos. Afinal, torna-se possível criar novos aparelhos com custos menores e, em outros casos, descobrir uma solução mais eficaz e garantindo uma maior economia.

Quais são os impactos do mundo digital na saúde?

Os impactos do mundo digital na saúde podem ser sentidos tanto pelos pacientes quanto pelos próprios profissionais da saúde. É claro que ainda há muita coisa que precisa passar por algumas renovações, contudo, é inegável afirmar o quão benéfico tem sido os efeitos.

Quem trabalha na área da saúde sabe que há uma grande necessidade de acompanhar cada paciente, seja para fazer exames, renovas receitas ou mesmo averiguar alguns sintomas. Contudo, através das tecnologias, grande parte desse processo tem sido migrado para o âmbito digital.

Fora isso, como há uma otimização de tempo, o profissional pode atender mais pacientes, o que impacta a vida de toda a sociedade. Ademais, os leitos e as consultas presenciais ficam apenas para aqueles que possuem mais necessidade.

Ou seja, por consequência, médicos e enfermeiros podem trabalhar com seu máximo desempenho, sem estresse. Dessa forma, acaba diminuindo as ocorrências de falha humana em tratamentos. Fora esses pontos, ainda há outros benefícios, os quais iremos citar nos próximos tópicos.

Benefícios do mundo digital na saúde

Tanto paciente quanto profissional pode notar e usufruir dos benefícios que o mundo digital na saúde tem oferecido. No entanto, para ficar mais claro, nos próximos tópicos iremos falar sobre algumas das vantagens que o mundo digital na saúde tem nos dado.

Acesso à informação

Que a internet é o local da informação todo mundo já sabe. Contudo, há muito tempo, questões relacionadas à saúde eram muito centralizadas. Ou seja, apenas médicos e agentes da saúde tinham certos entendimentos.

Contudo, nos dias de hoje, isso já não acontece, uma vez que há vários sites que falam sobre esse assunto. A exemplo, podemos citar o site Brasil Emergências Médicasque, através do seu blog, oferece conteúdos relevantes e que podem salvar uma vida.

Você saberia o que fazer caso algum parente seu começasse a convulsionar? Ninguém está isento de passar por esse tipo de situação. Por isso, é essencial saber como reagir mediante a esse acontecimento. E isso que falamos é apenas um dos vários exemplos que poderíamos citar.

Devemos ter conhecimento de primeiros socorros e, graças ao acesso de informações decorrente do mundo digital na saúde, isso tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros.

Facilidade em contratar serviços

Nem sempre a gente pode contar com o serviço de saúde pública. Afinal de contas, querendo ou não, trata-se de um sistema um tanto quanto sucateado. Várias são as pessoas que procuram pelos seus serviços. Então, não seria interessante que você pudesse contratar serviços à parte?

Se você tem algum familiar com dependência química e decide interná-lo, não seria melhor ter a possibilidade de contratar um serviço específico em resgate dependente químico? Graças ao mundo digital na saúde, isso também se tornou possível.

Telemedicina

Há pessoas que têm dificuldade de locomoção, mas que, ainda assim, precisam se consultar para saber como anda a sua saúde. Em outros casos, existem pessoas que precisam passar no médico apenas para renovar as receitas de seus remédios.

Todas essas pessoas devem ser atendidas. No entanto, é impossível não enxergar que, em várias situações, o paciente poderia resolver a sua questão da sua própria residência. E é aí que entra a telemedicina.

Essa nova abordagem se tornou mais conhecida devido ao COVID. Contudo, uma pesquisa feita em 2015, feita pela American Well afirmou que quase 80% dos médicos consideram a telemedicina uma forma mais eficaz de tratar algumas doenças crônicas.

É claro que, no Brasil, existe um longo caminho a ser trilhado. É preciso que tudo seja regulado e que os médicos possuam a instrução correta em cada consulta. No entanto, levando em consideração o mundo atual, é fato que isso iria facilitar muito, tanto para pacientes quanto para profissionais da saúde.

Tecnologia em nuvem

Todas as informações dos pacientes devem ser levadas em consideração sempre que um médico propor alguma medicação, por exemplo. Afinal de contas, ele deve saber como é o histórico de cada um. Contudo, sem a internet, isso se torna quase que impossível.

Agora, quando se transfere todas essas informações para o ambiente digital, as coisas ficam muito mais fáceis e organizadas. Por isso, nada melhor do que a tecnologia em nuvem, já que possui estrutura, segurança e eficiência. Além do mais, diminui bastante os custos.

Fora isso, através dessa tecnologia em nuvem, o paciente pode ser consultado em qualquer lugar do mundo, uma vez que todas as suas informações podem ficar retidas em um ambiente seguro. É claro que essa é uma aposta para o futuro, no entanto, as devidas mudanças para chegar nesse resultado já estão acontecendo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome