No dia 13 de setembro de 1984 faleceu o líder político José Caldas Cavalcanti

0

Zé Caldas, Pedro e Duda

Na noite do dia 13 de setembro de 1984 a população de Cabrobó recebia uma triste notícia, tinha acabado de falecer no Recife o ex-prefeito José Caldas Cavalcanti, líder político respeitado e admirado em todo o estado de Pernambuco. José Caldas Cavalcanti estava em tratamento no Recife e devido algumas complicações não resistiu e faleceu, seu corpo foi transladado da capital até a cidade de Salgueiro em uma aeronave cedida pelo então governador de Pernambuco, Roberto Magalhães, de Salgueiro o corpo de José Caldas Cavalcanti, foi trazido para Cabrobó um veículo que foi acompanhado por vários outros veículos de cabroboenses que choravam a morte do grande líder.

José Caldas Cavalcanti entrou na política em 1958, sendo eleito Prefeito pela primeira vez em uma disputa com o advogado Dr. Gildenor Pires. José Caldas voltava a ser eleito Prefeito de Cabrobó em 1976, antes comandou uma sequência de vitórias de candidatos apoiados por ele, na relação consta os nomes de Manoel Santos, Antonio Araújo e Antonio Brandão Cavalcanti. Em 1968 José Caldas Cavalcanti apoiava e fazia do seu filho mais velho, Edgar Caldas o prefeito mais novo que Cabrobó já elegeu. O ex-prefeito José Caldas Cavalcanti, era conhecido por sua imensa capacidade de servir ao povo e seu incontestável amor por Cabrobó.

Na época em que José Caldas Cavalcanti morreu o Município de Cabrobó era administrado por Antonio Brandão Cavalcanti. Brandão foi vice-prefeito de José Caldas de 1977 a 1982, ano em que foi eleito com o apoio do líder e esteve a frente da administração de Cabrobó até o ano de 1988. Neste ano Edgar Caldas voltava a ser eleito Prefeito de Cabrobó, no mesmo pleito eleitoral Eudes Caldas foi eleito para o primeiro mandato de Vereador. O Nome de José Caldas Cavalcanti ainda foi lembrado após sua morte até a eleição de 1992, quando João de Né Grande, ex vice-prefeito com o apoio de José Caldas, foi eleito Prefeito derrotando o candidato de Edgar Caldas. Neste período desde a sua morte até hoje nunca a política de Cabrobó ficou sem um dos herdeiros de José Caldas no exercício do mandato, que seja de Prefeito ou de Vereador.  Atualmente o neto de José Caldas, que por sinal tem o mesmo nome, José Caldas Cavalcanti Neto, conhecido por Duda Caldas, está no exercício do mandato de Vereador.

Dois filhos de José Caldas Cavalcanti o primogênito Edgar Caldas e o mais novo Eudes Caldas, já estiveram a frente da administração de Cabrobó: Edgar Caldas por três mandatos, 1969/1972 – 1989/1992 e 1997/2000; Eudes Caldas por dois mandatos, 2005/2008 e 2009/2012. No ano da morte de José Caldas Cavalcanti, Edgar Caldas era Vereador tendo sido eleito o mais votado do pleito de 1982. Outros nomes da família que foram eleitos para o cargo de Vereador: Eudes Caldas, 1988 – 1992 – 1996 e 2000; Edgar Caldas e Edmilson Caldas em 2004; Edgar Volta ser eleito em 2008 e Duda Caldas em 2012. Carmem Lúcia Caldas, que é nora do ex-prefeito José Caldas, também foi eleita Vereadora para dois mandatos, 1997/2000 e 2001/2004. Neste pleito eleitoral de 2016 há três descentes de José Caldas Cavalcanti na disputa, o filho Edmilson Caldas e o neto Duda Caldas disputam uma vaga na Câmara Municipal, já o neto Pedro Caldas é candidato a vice-prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome