Nota de Falecimento: Faleceu na madrugada de hoje o Sr. Zé Adriano ex vereador de Belém do São Francisco

0

13012670_799135230219029_6244561462372941882_n

A família Nogueira e Adriano, cumpre o doloroso dever de comunicar a todos que faleceu por volta das 1:30 da madrugada desta quinta-feira (23), o Sr. Zé Adriano. O mesmo deu entrada no hospital de Belém do São Francisco, na tarde de ontem por volta das 14:00 horas, infelizmente não resistiu e veio a óbito nas primeiras horas de hoje.

A familia agradece a todos que já manifestaram solidariedade neste momento de imensa dor, ao mesmo tempo comunica que o velório de Zé Adriano será em sua residência no Distrito de Riacho Pequeno e o enterro está marcado para as 8:00 horas da manhã desta sexta-feira (24) no cemitério da comunidade do Diacho Pequeno.

Segue um pequeno relato sobre a historia de vida do ex vereador Zé Adriano.

Biografia de José Adriano do Nascimento

José Adriano do Nascimento, natural de Belém do São Francisco, com as bênçãos de Deus nasceu na fazenda Algodões, próximo ao Distrito de Riacho Pequeno, no dia 12 de abril de 1925. Filho de José Adriano de Souza e de Marta Madalena da Conceição.

Zé Adriano é o quinto filho de nove irmãos, sendo eles: Manoel Adriano de Souza, João Adriano de Souza, Furtunato Adriano de Souza, Adriano José de Souza, José Adriano do Nascimento, José Adriano Filho, Miguel Adriano de Souza, Henrique Adriano de Souza e Maria Marta da Conceição, em que todos juntos lhe deram 66 sobrinhos.

Zé Adriano, como é conhecido, não teve muito estudo, dada a situação da época, mas herdou dos seus pais o dom para as atividades comerciais e da agricultura.

Desta feita, e de bem com a vida, foi passear em São Paulo em 1950, deixando seu comercio com seu irmão Furtunato Adriano o qual era seu sócio, sem o compromisso de permanecer por lá um longo tempo. Logo na capital Paulistana, encontrou-se com alguns parentes e amigos, onde permaneceu por apenas dois anos, retornando em 1952 a sua terra natal, precisamente a fazenda Algodões.

Recém chegado ainda muito moço e solteiro, com a grande experiência de ter vivido numa grande cidade, decide retomar as suas atividades do comercio, nessa atividade decide abrir uma pequena budega na cidade de Salgueiro, posteriormente se transferindo definitivamente para o Distrito de Riacho Pequeno, onde expandiu a sua mercearia, onde de tudo tinha e tudo se vendia, desde do gênero alimentício, miudezas, ferragens, bem como uma diversidade de produtos de primeira necessidade da dona de casa de uma pequena comunidade.

O negócio deu certo, pois cresceu e desenvolveu com a luz dos bons negócios e tudo contribuía e lhe dava esperança, satisfatoriamente, para a partir dessa atividade formar seu patrimônio, em que soube muito bem investir seu ganho de cada dia na construção de várias casas, inclusive, com espírito de empreendedor e inovador construiu uma padaria, que veio a suprir as necessidades diárias da população de Riacho Pequeno.

Em 31 de Dezembro de 1963, casou-se com a senhora Maria Nogueira, com quem teve seis filhos: Joselito Nogueira, Jacílio Nogueira, Eliza Marta, Neura Maria, Charla Nogueira e Antônio Marcos. Toda prole com muita alegria deram a Zé Adriano, nove netos e três bisnetos. Criou ainda uma filha adotiva “Áurea Adélia” que lhe deu mais 05 netos, 12 bisnetos e 02 tataranetos, que ao longo da vida, sempre lutou para bem educar a família, hoje motivo de gratidão.

Com sua simplicidade e irradiante relacionamento com o povo, humildade de caráter, fala mansa, sua força de trabalho e o espírito de honestidade, veio a conquistar as razões maiores de toda sua vida, que foi o conceito de pessoa íntegra e conciliador político, consequentemente se descobriu um elevado espírito de homem público e liderança incontestável em todo interior do município de Belém do São Francisco por onde passa.

Em 1992, já com seus 67 anos de idade, com a união dos grandes amigos, compadres, admiradores, e a grande família trabalharam com sucesso para eleger Vereador, e oficialmente representou com merecida dignidade o povo Belemita, especialmente a região do distrito de Riacho Pequeno, dando início a uma nova fase de sua vida de cidadão com o compromisso voltado para uma luta parlamentar de amenizar as angústias das pessoas carentes e os desprotegidos das ações de governo, na seriedade de lutar incansavelmente por um futuro melhor e mais justo para sua gente sertaneja. No ano de 2005 recebeu da câmara de vereadores de Belém do São Francisco a medalha honra ao mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestado ao município. Foi ainda comissário de Riacho Pequeno.

Zé Adriano é pessoa de boa formação humana, com história de luta em sempre suprir todas as necessidades de uma família simples, unida e orgulhosa de um bom pai, que tem se preocupado com a vida e com o jeito de caminhar com correção, dando exemplo visível e admirável de espírito de solidariedade para com as pessoas próximas.

Por outro lado, o povo reconheceu na pessoa do Senhor Zé Adriano um grande líder político, e pela sua idade vivida, sua personalidade, o caráter, o exemplo de trabalho são qualidades que bem merecem as homenagens e de toda essa gente.

Sobre seu nome sempre existia o convite para entrar na política. Eleito vereador por três mandatos consecutivos, sendo que posteriormente sentindo o peso da idade e de tamanha responsabilidade diante dos desafios do exercício do mandato, entendeu que seu filho Joselito deveria dar continuidade à missão de representar nosso povo junto a Câmara de Vereadores, o que é uma missão da família Nogueira e Adriano. O povo da nossa terra sempre precisou diretamente de sua ajuda, mesmo fora da militância política, valeu o seu nome, o seu trabalho e a sua história perlustrada com ação, com sucesso e também sacrifícios, transparência e dedicação, pois continuou até o presente, ajudando a quem precisa, orientando, aconselhando precisamente uma imensidão de amigos, parentes, familiares, afilhados e admiradores que conquistou ao longo de sua vida de homem do povo, orgulho de todos nós.

Por: Joselito Nogueira

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome