NOTA DO LÍDER DA OPOSIÇÃO NO SENADO FEDERAL, HUMBERTO COSTA (PT-PE)

0

32922387325_379a134927_z

Considero de extrema gravidade a ação policial do Governo de Pernambuco para reprimir uma legítima manifestação do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST), ocorrida na tarde de ontem, no Recife.

Desse confronto desproporcional entre policiais armados e civis no exercício da sua liberdade constitucional de manifestação, saíram prisões arbitrárias e feridos somente de um lado: o do MTST. Entre os dez presos, está, inclusive, um advogado ligado aos movimentos sociais.

Num momento em que Pernambuco vive uma grave explosão da violência e a maior onda de insegurança da última década, que aterrorizam sua população, é inaceitável que o efetivo policial do Estado, em vez de resguardar os cidadãos da criminalidade, seja usado para impedir o direito à liberdade de manifestação e suprimir garantias individuais e coletivas, exercidas legitimamente em favor do direito à moradia digna.

Coincidentemente, esse lamentável episódio ocorreu no mesmo dia em que moradores da Zona Oeste do Recife se viram sitiados por uma guerra urbana sem precedentes, travada sob uma chuva de munição de grosso calibre disparada por uma poderosa quadrilha de bandidos que intimidou o poder do Estado.

Estou, pessoalmente, em contato com o companheiro Guilherme Boulos, líder do MTST, para tentar viabilizar o fim dessas graves detenções e a assistência adequada aos feridos, e coloquei o meu gabinete à disposição para tudo o que for necessário ao bom desfecho desse lamentável caso que entristece e diminui Pernambuco ante o Brasil.

Humberto Costa

Líder da Oposição no Senado Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome