O mistério do Palácio do Campos das Princesas

0

Por: Mayko Galvão – DRT/PE 6445

Silêncio, mistério e indefinição, esse é o atual resumo sobre o futuro governo de Pernambuco, que a partir de 1º de janeiro será comandado por Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania). Até esta segunda-feira (26) restante apenas 5 dias ou cerca de 120h para o início da gestão, nenhum nome foi anunciado para o secretariado.

Nem nos tempos do império, o Palácio do Campo das Princesas reserva tanto mistério quanto o cenário atual. Para muitos a forma como Raquel e Priscila estão conduzindo o processo de escolha de secretários, é o correto, para outros é tido como indefinição ou falta de acordos políticos. A única certeza até então, é de que como a campanha foi feita de forma enxuta, secretarias não foram moedas de troca.

A classe política que apoiou Raquel Lyra desde o fim de 2021, espera ser lembrada na composição do governo, e os políticos que adentraram no barco, rumo ao segundo turno, e que trouxeram votos, também aguardam ansiosos. Para a composição de um governo, muitos interesses são levados em conta, até mesmo o rumo das próximas eleições passa pelo crivo, ou melhor, pela caneta de Raquel Lyra.

Dos nove governadores eleitos ou reeleitos no Nordeste, apenas Raquel Lyra não fez o anúncio de nenhum nome do secretariado. De todos os governadores eleitos, os demais já anunciaram o primeiro escalão completo, ou restante apenas poucos nomes. Dos reeleitos, já houve trocas de secretários, ou ao menos o anúncio de quando serão divulgados. Raquel permanece em silêncio e não dar pista de quando será anunciado o secretariado.

Governadores eleitos e reeleitos no Nordeste:

Alagoas – Paulo Dantas (MDB): Já anunciou os nomes de 24 secretários do futuro governo.

Bahia – Jerônimo (PT): Já anunciou os nomes de 20 secretários do futuro governo.

Ceará – Elmano de Freitas (PT): Já anunciou os nomes de 7 secretários do futuro governo.

Maranhão – Carlos Brandão (PSB): Governador reeleito, disse que secretariado será anunciado em Fevereiro de 2023.

Paraíba – João Azêvedo (PSB): Governador reeleito, disse que secretariado será anunciado em breve.

Pernambuco – Raquel Lyra (PSDB): Governadora eleita não anunciou nomes, nem deu previsão para anúncios.

Piauí – Rafael Fonteles (PT): Já anunciou os nomes de 43 secretários do futuro governo.

Rio Grande do Norte – Fátima Bezerra (PT): Já anunciou os nomes de 10 secretários do futuro governo.

Sergipe – Fábio (PSD): Já anunciou os nomes de 20 secretários do futuro governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome