O que dizem integrantes da Suprema Corte sobre os recentes episódios envolvendo o Ministro Sergio Moro

0

‘Fica desgastado em termos de nome para o Supremo’, diz Marco Aurélio sobre Moro

O ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), avaliou que a reportagem do site “The Intercept” publicada no último domingo traz desgaste ao ministro da Justiça Sergio Moro para eventual indicação à Corte.

Gilmar indica que prova obtida de forma ilegal pode beneficiar condenado

Indagado sobre os diálogos vazados entre o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), indicou que uma eventual ilegalidade na obtenção das provas não as torna nulas.

“Não necessariamente, porque se amanhã alguém tiver sido alvo de uma condenação, por exemplo, por assassinato e aí se descobriu por alguma prova ilegal que ele não é o autor do crime, se diz em geral que essa prova é válida”.

‘Circunstância conjuntural’ não prejudicará Lava Jato, diz Fachin

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (12) que a “circunstância conjuntural” não prejudicará o andamento dos processos relacionados à operação.

Fachin deu a declaração após ter sido questionado sobre mensagens reveladas pelo site The Intercept, atribuídas ao ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça, e à força-tarefa da Lava Jato. Segundo o site, Moro orientou a atuação dos procuradores.

Quando as mensagens foram reveladas, o ministro negou ter orientado a atuação da força-tarefa. O Ministério Público Federal no Paraná também já se manifestou, afirmando que a atuação dos procuradores é “revestida de legalidade, técnica e impessoalidade”.

Com a revelação de eventuais conversas entre autoridades do Brasil, fica comprovada a urgente necessidade de uma CPI para investigar a Justiça brasileira. Se um Juiz e um Procurador da República tocaram mensagens para combinar ações de trabalho, é mais do que claro que a Justiça tem quer ser investigada. Se Ministros da Suprema Corte opinam sobre o tema, dois deles dando a entender que antes da apuração já tem uma opinião formada, é evidente que os brasileiros precisam conhecer melhor a Justiça que tem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome