Olinda: clássico eleitoral à vista

0

Por Arthur Cunha

Olinda pode ser palco de um clássico eleitoral em 2020 com dois candidatos de perfil popular disputando voto a voto a prefeitura. Postulando reeleição, o prefeito Professor Lupércio vem forte – reina sozinho, sem oposição. Mas ele pode ter pela frente nada menos que o ex-prefeito do Recife, João Paulo, o plano “A” do PCdoB para retomar o poder na Marim dos Caetés, cidade que os comunistas governaram por 16 anos ininterruptos antes de terminarem apenas na quarta colocação do último pleito, com a hoje vice-governadora Luciana Santos.

Sem alarde, João Paulo se mudou para Olinda; mora no bairro de Jardim Atlântico. Mais importante do que isso: o deputado estadual eleito já está fazendo política na cidade desde o ano passado, quando se elegeu na rabeira da coligação para a Alepe. Um possível empecilho, a baixa votação que ele obteve no município (2.267 votos), não deve ser levado em conta, já que teremos uma nova eleição, com outra realidade e um contexto específico.

Um fator importante capaz de embolar o meio de campo é que os dois candidatos têm perfis semelhantes: nasceram em Olinda, são bons de rua, falam a língua do povo e contam com o argumento da origem humilde, o arquétipo do “coitadinho”. Outra semelhança é que ambos ascenderam ao poder quando ninguém acreditava que eles se sairiam vitoriosos; sabem trabalhar na adversidade. As histórias de vida guardam semelhanças. O desafio, portanto, é achar um diferencial. Quem o fizer, terá vantagem.

Outro ponto importante será o apoio do PSB. Lupércio ainda não abraçou o governo como deveria, dizem; o que pode complicar para o seu lado. Fontes do Solidariedade, partido do prefeito, asseguram, porém, que a Frente Popular já firmou compromisso com a reeleição do atual gestor. E que um eventual projeto João Paulo seria uma “aventura” do PCdoB. Pode até ser. Mas não é segredo que Luciana Santos e Renildo Calheiros vão se concentrar em viabilizar o aliado no seu quintal. Essa briga, meus amigos, vai ser muito boa.

E a oposição? – A oposição em Olinda está muito quieta. Com exceção de Antônio Campos, ninguém mais se coloca com ênfase no papel de enfrentamento ao prefeito, que tem corrido solto nos bairros. A história é que Lupércio não para. Anda pela cidade de manhã, à tarde e à noite. Folego não falta! Ricardo Costa, Izabel Urquiza, Teresa Leitão, Jorge Federal, Gustavo Rosas e os outros pré-candidatos precisam mostrar a cara se quiserem ter alguma chance.

Balançando – Outro ex-candidato a prefeito de Olinda, João Luiz, que hoje ocupa a Secretaria de Patrimônio e Cultura, está balançando no cargo. A informação nos bastidores da prefeitura é que ele tem o Carnaval como limite para apresentar resultado. Esse prazo, contudo, pode ser mais curto já que a festa é a principal agenda do calendário anual, e Lupércio sabe que nada pode dar errado. Olinda, a despeito da disputa política, é uma cidade sem recursos, difícil de administrar.

Jaboatão – Há quem defenda, no PCdoB e na Frente Popular, que João Paulo também pode ser lançado em Jaboatão dos Guararapes contra o prefeito Anderson Ferreira, hoje um dos poucos que se coloca como oposição ao governador – cidade, inclusive, onde o deputado eleito já foi candidato lá em 1992. Apesar da lembrança, o nome da Frente Popular para o município é mesmo a deputada estadual eleita Gleide Ângelo, sensação do momento.

Segunda mais baixa – Na próxima sexta-feira tem reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano para definir os reajustes das passagens. É importante lembrar que o valor da tarifa no Recife é o segundo mais baixo (R$ 3,20) entre todas as 27 capitais – só perde para São Luís (MA). Isso acontece porque o Governo do Estado assumiu parte do valor necessário para bancar o Sistema de Transporte Público de Passageiros.

Curtas –

PRESTIGIADA – Altamente prestigiada a posse do novo presidente do Ipa, Odacy Amorim. O petista reuniu, ontem, no auditório da entidade, dois deputados federais, dez estaduais e inúmeros prefeitos de todas as regiões. “Estou chegando para somar; para caminharmos todos em um trabalho conjunto”, pontuou.

SE ANIMANDO – Na esteira da votação que teve em Paulista para senador (15 mil votos), o Pastor Jairinho se animou para disputar a prefeitura da sua cidade natal. Sem estrutura e com seu partido, a Rede, jogando contra, o ex-candidato teve até uma votação razoável lá. Outros municípios não estão descartados.

JUVENTUDE – Uma jovem liderança está surgindo com força para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Petrolina, em 2020. Trata-se do empresário Pablo Fernandes, que ingressou no grupo do ex-prefeito Júlio Lossio ontem. Pablo tem disposição e é trabalhador. Vai ajudar muito Lossio.

Perguntar não ofende: Tem deputado não reeleito que sumiu do mapa. Saiu da política, foi?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome