Partidos aliados de Lula travam briga pelo comando da Codevasf e Sudene

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ter que retornar da folia de carnaval com a cabeça fresca, isso para colocar ordem e conter os ânimos de muitos aliados que querem o comando da Sudene e da Codevasf.

Partidos aliados, como o próprio PT do Presidente da República, Solidariedade e União Brasil, vêem esses dois órgãos de orçamentos gigantesco como a ‘galinha dos ovos de ouro’ para fazer política no Nordeste.

Humberto Costa senador do PT no segundo mandato, até agora não emplacou nenhum aliado no governo. Isso o credencia para ter força e levar Dilson Peixoto para a superintendência da Sudene, ou o ex-deputado Odacy Amorim para a superintendência da Codevasf em Petrolina.

Marília Arraes, ex-deputada federal e candidata derrotada ao Governo de Pernambuco em 2022, tem o nome ventilado para a Sudene. Seu partido o Solidariedade, ainda não entrou oficialmente na disputa. Há quem diga que Marília possa ser nomeada pela cota pessoal do presidente, aí Lula teria que arrumar outra forma de não causar insatisfação entre aliados.

Quem também vem cobiçando os órgãos de orçamentos bilionários é o União Brasil de Luciano Bivar, saindo-se vitorioso na disputa pela Sudene quem leva a melhor é o deputado federal Elmar Nascimento (BA). Se o presidente Lula ceder com a Codevasf para o União Brasil, ao menos a 3ª SR permaneceria no comando do grupo político do ex-senador Fernando Bezerra Coelho.

Tudo indica que o presidente Lula vai ter que usar de toda sua habilidade e jogo de cintura no pós-carnaval, aliados vão entrar no ritmo do governo e dançar conforme a música palaciana ou então vão ter que pegar seu banquinho e sair de fininho. Tanto a Codevasf quanto a Sudene continuam sendo a menina dos olhos de muitos políticos do Nordeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome