PE-420, que liga o Distrito do Ibó e o Município de Belém do São Francisco – PE, passa a se denominar, Rodovia Álvaro Dantas de Almeida

0

Através da Lei Estadual nº 16.370/2018, de autoria do Deputado Estadual, Rogério Leão do PR de Pernambuco, passou a ser denominada de Rodovia Estadual Álvaro Dantas de Almeida, a estrada que liga o Distrito do Ibó ao Município de Belém do São Francisco – PE, cuja Lei, foi sancionada no dia 25.05 do ano em fluxo, com sua respectiva publicação no Diário Oficial do Poder Executivo, passando assim, a homenagear um médico de origem paraibana, que desde cedo, passou a servir a população sertaneja. Mais conhecido popularmente, por Dr. Álvaro, médico formado pela UFPE, este atuou por longos anos no município que escolheu para fazer da carreira, um exercício de paciência em benefício da população, principalmente, para aqueles mais carentes, que não podiam contar com serviços de saúde em tempos integrais e de exclusividade dos seus profissionais, voltada para e exercício e missão de quem se propunha a fazer o bem e a saúde coletiva com muita dedicação.

Dr. Álvaro, assim carinhosamente chamado, nasceu na Cidade de São Bento – PB, no ano de 1925, tendo se formado em medicina, pela UFPE. Ao se formar, iniciou suas atividades de médico, numa maternidade da Cidade de Serra Negra do Norte – RN, onde permaneceu apenas 09 meses.  Posteriormente, no final desse ano, veio a fixar residência em Belém, onde prestou serviços com maestria ímpar, na antiga Fundação Nacional de Saúde Pública, instituição que no passado, tratava seus pacientes com bastante zelo e dedicação.

Já familiarizado com a vida da pequena cidade e com família já constituída, Dr. Álvaro em comunhão dos filhos Paulo e Jairo, teve uma visão futurista como poucos tinham para os padrões da época, ocasião, que, nos idos de 1987, disponibilizou bens familiares, como garantidores de um financiamento bancário, cujo objetivo era o de implantar em solo belemita, um projeto de irrigação com 400 ha de uva, manga e banana. Assim, deu início a Empresa AGRODAN – Agropecuária Roriz Dantas, hoje a maior exportadora de mangas do Brasil, e, local, por onde passa a estrada, que de forma especial, recebe seu nome. Tal fato, associado ao elevado número de caminhões que adentram a caatinga, onde vão em busca da doce manga da terra para distribuir aos vários continentes do globo, tem feito reacender nos belemitas, a esperança de ver a estrada asfaltada, facilitando assim, o acesso e o escoamento da produção, que gera atualmente, cerca de 1500 empregos diretos, ressaltando que, embora não tenha feito promessas, a empresa foi palco de uma recente visita do Governador Paulo Câmara e sua equipe, onde conheceram, não somente a Agrodan, mas também a Agrodan Social, projeto sem fins lucrativos, que atende aos estudantes da área onde se situam ambas as instituições, recebendo o nome de Escola Professora Olindina Roriz Dantas, esposa de Dr. Álvaro, uma das primeiras educadoras da terra, que se baseava na ética, respeito e fé, para transmitir seus conhecimentos. Para ela, nada era impossível, nem mesmo os maiores sonhos. Via na educação, a solução para o futuro da sociedade. Tal projeto, não visa lucros e executa o trabalho no sistema de apadrinhamento dos alunos, onde seus padrinhos, de livre e espontânea vontade, realizam doações e acompanham toda a situação estudantil dos alunos.

Assim, não poderia haver inciativa mais adequada, que não fosse dar o nome de Dr. Álvaro a referida estrada, por onde se espalha o progresso e o desenvolvimento, gerando também sonhos e ideais de uma educação e assistência social igualitária.

Dr. Álvaro, faleceu aos 91 anos, em fevereiro de 2017, não chegando a ver as homenagens que lhe estão sendo direcionadas, sendo corpo, sepultado no cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Por Charles Sá

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome