Perfil Parlamentar de Osvaldo Coelho mostra como é “fazer a boa política”, destaca autor

4

Por Simone Marques

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (24), no Espaço do Servidor, no Anexo II da Câmara dos Deputados, o Perfil Parlamentar de Osvaldo Coelho. O livro faz parte de uma série exclusiva reservada a políticos que, através da prática no Congresso Nacional, se destacaram na história do país. A publicação é de autoria do consultor legislativo, Ricardo José Pereira Rodrigues, foi editada pela Edições Câmara e pode ser adquirida na livraria da Câmara e pela internet no endereço livraria.camara.leg.br . No endereço eletrônico ainda há uma versão para download gratuito.

Várias autoridades prestigiaram o evento, a exemplo do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, o senador e ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, os deputados federais Fernando Filho, André de Paula, dentre outros.

Representando a família de Osvaldo Coelho estavam Ana Josepha (filha), acompanhada do marido Gercino e os filhos do casal, Gercino Filho e Felipe; Guilherme Coelho (filho), acompanhado da esposa Lila e dos filhos Arthur e Bruno; o genro Silvo Medeiros, a neta Ana Helena Medeiros; o irmão Adalberto Coelho e o sobrinho e ex-governador da Bahia, Nilo Coelho.

O presidente do Instituto Liberdade e Cidadania, parceiro da Câmara dos Deputados neste lançamento, José Carlos Aleluia, ao discursar na cerimônia não poupou elogios ao trabalho desempenhado por Osvaldo Coelho e sua disposição para melhorar e transformar a vida da população. “Ler a biografia significa aprender um pouco do que foi feito pela pessoa. Eu conheci os Coelhos na Bahia e pude perceber o quanto eles eram persistentes e o quanto eles defendiam as suas regiões. Osvaldo apareceu na Chesf com a ideia de que a Companhia poderia ajudar na construção de uma escola técnica. Era uma semente. Essa escola técnica em que ele levou o pleito ao presidente da Chesf e nós aprovamos, virou a Universidade Federal do Submédio São Francisco. (…) Osvaldo é uma forma de trabalhar, é um jeito de exercer a vida pública, é um exemplo para todos nós, para todos aqueles que trabalham como deputados. Para mim, Osvaldo foi sempre uma inspiração e o seu livro vai ficar sempre na minha cabeceira”, confessou.

O ex-deputado federal Guilherme Coelho, agradeceu ao autor e a editora do Perfil e destacou a missão assumida pelo pai. “Quero cumprimentar a editora da Câmara e ao Ricardo pela dedicação para que esse livro pudesse sair. Nilo morre, foi operado em um Hospital de São Paulo, mas não resiste. Ficamos órfãos, sem saber para onde ir. Mas Osvaldo Coelho teve a tenacidade, teve a vontade de não deixar aquilo morrer, de continuar aquele trabalho. (…) E ele dizia uma coisa importante: que os mais fortes existiam para cuidar dos mais fracos. E foi por isso que no túmulo dele está escrito: quero ser lembrado como o homem que cuidou dos mais fracos do Sertão brasileiro”.

Blog Nossa Voz

4 COMENTÁRIOS

  1. Será que eles falam sobre os projetos fracassados, como a primeira tentativa da construção da Transposição do São Francisco, em 1985, quando a Construtora Qeiroz galvão deixou parasada, com a construção de apenas sete quilômetros de canal, e o inicio da construçao de uma barragem enorme, próxima ao distrito de Rajada, cujo material foi totalmente roubado por curiosos da região?

    E as inúmeras tentativas da construção do Canal do Sertão – com gastos enormes com projetos técnicos, pela Codevasf?

    E o uso político político, partidário e eleitoral que se estendeu por muitas décadas pela famigerada Codevasf ?

  2. Esta é uma série chamada Perfil Parlamentar e poucos deputados tiveram a honra de ser homenageados (apenas 74 até o momento). O autor faz uma biografia e uma coletânea de discursos do parlamentar, sem viés político partidário ou pessoal.

    Quanto à obra citada, o Sr. Machado Freire mesmo reconhece “FORAM INÚMERAS TENTATIVAS”, que não dependiam apenas de vontade e decisão política do ex-Deputado. Sobre a transposição, ele se posicionou contrariamente porque era favorável à revitalização do Rio São Francisco (rio Tocantins, etc.) e que se devia dar prioridade primeiro aos ribeirinhos do Velho Chico.

  3. O canal do sertão seria a redenção de milhares de famílias que sofrem com a seca.uma obra com recalque muito inferior a transposição combatida pelo Dep Osvaldo Coelho até quando pode . Pois, é um projeto de transposiçao tem um recalque elevadíssimo inviável custo de operação .lembro-me da luta do Dep . Osvaldo Coelho contra a transposição até que Gov Jarbas custurou um acordo com o governo federal e ele foi vencido . Essa é a verdadeira história!!!

  4. O canal do sertão seria a redenção de milhares de famílias que sofrem com a seca.uma obra com recalque muito inferior a transposição . Pois, o projeto de transposição tem um recalque elevadíssimo , inviável custo de operação , lembro-me da luta do Dep . Osvaldo Coelho contra a transposição até que Gov Jarbas costurou um acordo com o governo federal e ele foi vencido . Essa é a verdadeira história!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome