Pernambuco participa de evento que une forças para tratar da gestão de Recursos Hídricos

0

A gestão dos Recursos Hídricos deve contar com a participação do poder público, usuários e comunidades. De olho nessa interlocução, o Governo de Pernambuco se fez presente na XXXVI Reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada nos dias 16 e 17/05, em Brasília. A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos – por meio de sua Executiva de Recursos Hídricos – foi a representante do Poder Executivo de Pernambuco no evento.

No encontro, foram apresentados a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” e aplicativos de monitoramento de chuva e vazão (ANA) e do consumo de água (ADASA), entre outras iniciativas, que poderão ser partilhadas entre os participantes. “Esses aplicativos vão funcionar como uma espécie de ‘portal da transparência da água’. A ideia é fazer com que a informação disponibilizada seja detalhada, e, ao mesmo tempo, objetiva e direta, para que possa ser utilizada pelo público em geral, inclusive para consulta de pesquisadores do setor”, explicou a secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa.

Pernambuco é um dos sete entes da Federação que compõe o CBHSF, que conta ainda com Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe, Goiás e o Distrito Federal. A gestora pernambucana ressaltou, ainda, a importância da união de forças para uma gestão mais próxima aos anseios da população. “No Rio São Francisco a experiência do Comitê se reveste de grande significado, em razão da dimensão e complexidade de sua bacia. O São Francisco integra, ao longo dos seus 2.700 quilômetros de extensão, duas importantes regiões: Sudeste e Nordeste. Além disso, abrange 503 municípios e uma população estimada de 15,5 milhões de pessoas”, citou Simone Rosa.

CBHSF – Criado por decreto presidencial em 5 de junho de 2001, o comitê tem composição tripartite: poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água. Com 62 membros titulares, integra os interesses dos principais atores envolvidos na gestão dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Em termos numéricos, os usuários somam 38,7% do total de membros, o poder público (federal, estadual e municipal) representa 32,2%, a sociedade civil detém 25,8% e as comunidades tradicionais 3,3%. Possui atribuições normativas, deliberativas e consultivas.

Comunicação Seinfra PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome