Petrolina vence prêmio estadual por levar serviços odontológicos a escolas do município

0

Mais uma vez, os serviços na área de saúde bucal, desenvolvidos pela prefeitura, em Petrolina, são destaques em evento na capital do estado. Nesta terça-feira (29), saiu a lista dos projetos vencedores na Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS, organizada pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco. O projeto ‘Sorrisinho’, que é desenvolvido em algumas escolas do município, venceu em 1º lugar.

O evento aconteceu na última semana e teve o objetivo de promover a troca de experiências de sucesso desenvolvidas através do Sistema Único de Saúde nos municípios, estimulando a socialização do conhecimento nas áreas de Gestão, Assistência e Educação em Saúde.

A Secretaria de Saúde teve cinco projetos selecionados: o ‘Sorrisinho’, mostrando o ‘Tratamento Restaurador Atraumático em dentes decíduos e seus benefícios no atendimento na Atenção Básica de Petrolina’; ‘Relato de experiência: atendimento aos pacientes de Microcefalia pela equipe multidisciplinar do município de Petrolina com enfoque em Saúde Bucal’; ‘A intervenção do Cirurgião Dentista no grupo antitabagista da Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Possídio’; a ‘Bebê Clínica no CEO’ e ‘DTM e ‘Dor Orofacial no SUS: uma experiência viável’.

O município foi representado pelos dentistas: Bruno de Andrade Joaquim, que especialista do CEO III; Malvina De Souza Pereira, especialista do CEO II; Tamires Carvalho Coelho, dentista da estratégia de saúde da família e Roberta Teixeira Araújo que é diretora Saúde Bucal.

Dos sete trabalhos inscritos, cinco foram aprovados e um premiado. Essa é mais uma comprovação de que estamos evoluindo a cada dia na oferta de saúde pública. São projetos que vêm crescendo e beneficiando um número maior de pessoas”, frisou, Roberta Teixeira.

Projeto Sorrisinho

O projeto ‘Sorrisinho’, da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de prevenir e eliminar a cárie dentária desde a primeira infância. No município, sete localidades já são atendidas pela iniciativa:  N4; no Pedra Linda; João de Deus; Alto do Cocar; Idalino Bezerra; Jardim Amazonas e Cacheado. Em cada escola, o atendimento é feito em um dia específico da semana.

Os estudantes recebem aplicações de flúor e obturações e se for necessário, passam pelo tratamento restaurador atraumático (ART), que consiste numa forma de restaurar os dentes com cárie sem uso de equipamentos elétricos. 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome