Possíveis nomes na disputa municipal em cidades do sertão de Pernambuco

0

Alguns prefeitos já estão no segundo mandato e por essa razão estão fora da disputa, mesmo assim detém influência eleitoral e serão importantes na escolha do sucessor. Outros estão no primeiro mandato e vão tentar a reeleição, alguns desses se encontram em situação um pouco complicada. Pelo menos quatro prefeitos de municípios do sertão, chegam em 2024 e poderão entrar na disputa em busca do quarto mandato de gestor municipal (Parnamirim, Floresta, Salgueiro e Belém do São Francisco).

Dos cinco principais municípios do sertão apenas três vão tentar a reeleição, Simão Durando de Petrolina; Marcia Conrado de Serra Talhada e Marcones Liborio de Salgueiro, já Raimundo Pimentel de Araripina e Ricardo Ramos de Ouricuri, estão no segundo mandato e lutam para fazer o sucessor. O nome do ungido de Ricardo Ramos teve problemas com a Polícia Federal, já em Araripina muitos acreditam na candidatura de Evilasio, atual vice-prefeito.

Em Petrolina o atual prefeito Simão Durando vai tentar a reeleição com apoio do grupo político liderado pelo ex-prefeito Miguel Coelho, alguns nomes estão sendo ventilados como possíveis adversários de Simão Durando. A lista de prováveis candidatos da oposição conta com o nome do deputado federal Lucas Ramos, que por sinal já fez declarações; dos ex-prefeitos Guilherme Coelho e Odacy Amorim, ainda do vereador Gilmar Santos e da ex-deputada estadual Dulcicleide Amorim.

George Duarte de Santa Maria da Boa Vista, tem trabalhado forte em busca de novas adesões. Já conseguiu juntar a seu grupo político vários vereadores que foram eleitos pela oposição, enquanto que a oposição trabalha com pelo menos três nomes para a disputa municipal em 2024. Humberto Mendes ex-prefeito (2017/2020) é um dos nomes cotados e visto como um dos principais líderes da oposição, a oposição tem ainda o vereador Valter Firmino e o ex-vereador Anselmo Gomes.

Orocó promete ter mais uma disputa acirrada, em 2008 Reginaldo Crateú foi eleito com diferença de apenas 6 votos e em 2012 reeleito com expressiva votação. Os nomes colocados como possíveis candidatos são do vereador Ighor de Tatá e do ex-vereador Ismael Lyra, Ighor atual presidente da câmara deve ser o nome da situação e Ismael poderá contar com apoio de uma oposição unida. O atual prefeito Gueber que está no segundo mandato, e ainda não definiu quem será seu ungido.

O prefeito de Cabrobó Galego de Nanai foi eleito em 2020 derrotando candidatos considerados favoritos naquele pleito eleitoral, o gestor vem fazendo o dever de casa tanto no ponto de vista administrativo quanto político. Até esse momento apenas um nome vem se colocando como alternativa da oposição, embora não tem agradado os principais caciques. Esta semana um nome novo foi colocado como possível candidata da oposição, trata-se de neta de ex-prefeito.

Lagoa Grande é considerada a capital do Nordeste da uva e do vinho, o nome posto como pré-candidato da situação é o de Jorge Garziera. Esse tem o respeito tanto dos aliados do prefeito Vilmar quanto da oposição, há quem acredite que Garziera pode se tornar candidato único. Jorge foi o primeiro prefeito de Lagoa Grande, reeleito e ainda conseguiu eleger a esposa. Considerado como a principal liderança política de Lagoa Grande, foi o responsável pela eleição e reeleição de Cappellaro.

Na capital do xaxado a atual prefeita Marcia Conrado, poderá enfrentar seu padrinho político. Isso mesmo, muitos já dão como certo o rompimento político entre o deputado estadual e ex-prefeito Luciano Duque e a prefeita Marcia. Confirmado a ruptura entre criatura e criador, ninguém tem dúvidas de que Duque vai entrar na disputa contra Conrado. Há quem diga com muita confiança de que, para derrotar sua afilhada política Luciano deve se juntar com os Oliveiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome