Prefeitos de municípios do Sertão a caminho da reeleição

0

Falta pouco mais de um ano para o pleito eleitoral de 2024, muitos gestores de municípios sertanejos estão no primeiro mandato. Quatro prefeitos vivem situação semelhante, foram eleitos pela primeira vez em 2008, reeleitos em 2012 e retornando ao comando de seu município em 2020. Os prefeitos de Belém do São Francisco; Floresta; Salgueiro e Parnamirim, vão para reeleição em busca do quarto mandato de gestor de seu município.

Já em Cabrobó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Cedro, Serrita, Petrolândia, Moreilândia e Bodocó, os gestores trabalham para chegar bem no ano eleitoral e conseguir a reeleição. Os prefeitos de Petrolina, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Moreilândia e Petrolândia, estão em situação bem mais confortáveis que seus colegas de demais municípios sertanejos. Até seus opositores batem cabeça, isso por ter dificuldade de indicar um líder.

Petrolina é o maior colégio eleitoral do Sertão, o prefeito Simão Durando assumiu por consequência da renúncia de Miguel Coelho. O gestor vive momentos de bom relacionamento com a população, mantém o rítmo na administração com grandes obras. Levando tudo isso em consideração, muitos especialistas em política e inclusive líderes de partidos de oposição ao prefeito, analisam que Simão não terá dificuldade para conseguir a reeleição.

Em Santa Maria da Boa Vista, a situação do prefeito George Duarte é consideravelmente confortável. George vem de experiência no legislativo municipal e presidência na câmara de vereadores, perdeu na primeira tentativa de chegar ao comando administrativo do município em 2016. Na segunda tentativa teve êxito e vem aproveitando muito bem a oportunidade, tanto que até opositores reconhecem a boa gestão de Duarte.

Eleito em 2020 numa disputa acirrada e visto como a grande surpresa das eleições em todo Sertão do Estado, Galego de Nanai desponta como favorito e pode ser reeleito prefeito de Cabrobó com facilidade em 2024. A oposição até o momento trabalha com o nome do empresário Edjean Freire, outros nomes são ventilados como possíveis adversários de Galego. O prefeito ampliou bastante o leque de apoios, até Duda Caldas faz parte de sua base.

Marly de Neguinho foi eleita em 2020 a primeira mulher para comandar a administração da Capital do Milho, ela vem de experiência no legislativo do município do Cedro. Marly disputou a eleição contra outra mulher, disputa essa que pode se repetir em 2024. No entanto, a oposição na Capital do Milho não se entende e pode chegar nas eleições com duas candidaturas. Fato que beneficiará a reeleição da prefeita Marly de Neguinho.

Amanhã analisaremos o cenário político dos municípios de Serrita; Moreilândia; Bodocó e Petrolândia. Dois desses prefeitos estão em posição confortável para continuar no comando da gestão de seus respectivos municípios, enquanto que os outros dois vão enfrentar bastante dificuldade para conseguir a reeleição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome