Prefeitura de Cabrobó é mais uma que amanhece fechada em protesto a queda do FPM

1

Por: Mayko Andreholli

Com o intuito de chamar a atenção para as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios com quedas constantes no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) um movimento municipalista de Estados do Nordeste promove nesta quarta-feira (30) uma grande paralisação contra o Governo Lula. Onde atividades administrativas estão paralisadas em forma de protesto sendo mantidos apenas serviços essenciais, como saúde e limpeza urbana.

Dados da CNM apontam que 51% dos municípios brasileiros iniciaram o segundo semestre de 2023 no vermelho devido à queda de 23,54% no FPM e ao represamento de emendas parlamentares, além do atraso no repasse dos royalties de minérios e petróleo.

O fato curioso e que chama a atenção de quem entende um pouco, é que nenhum prefeito cita as palavras Governo Federal, Lula ou Haddad. Fica aqui a lembrança de que é de responsabilidade da União o repasse do FPM, então os prefeitos e a Amupe deveriam dizer que o protesto é contra o Governo Lula, pois ele que tá segurando o dinheiro do povo.

A mesma situação em tempos não tão passados, com certeza seria tratada de forma totalmente adversa, é vergonhosa a forma como a Amupe divulga o protesto, pois as faixas distribuídas para as prefeituras são até bonitinhas, não caracterizando o grave problema que é a queda do FPM, onde municípios pequenos, praticamente dependem desses valores.

Prefeitos quando abrem a boca para falar sobre o protesto, dizem “autoridades competentes”, “União”, mas não tem a coragem de dizer que o Governo Federal presidido por Lula e que tem Haddad no Ministério da Fazenda, estão humilhando os brasileiros, fazendo o povo sofrer e que de maneira egoísta tem feito as prefeituras ficarem no vermelho.

No Sertão de Pernambuco, temos notícias que quase todas as administrações municipais estão paradas hoje em protesto ao Governo Lula, mas ninguém viu gestores falando afincadamente que os municípios estão sendo prejudicados por Lula.

A velha política da humilhação está de volta, onde o Governo Lula espera que os gestores vão beijar seus pés e pedir a benção, para que repasses sejam efetuados e assim ficarem devendo favores políticos ao Presidente, e assim o povo brasileiro fica mais uma vez refém, sem saúde, educação e infraestrutura.

O protesto dos municípios acontece justamente na data em que a união repassa o 3º decêndio do mês, que considerando apenas o mês de agosto de 2023 e o mesmo mês do ano passado, a queda no valor repassado é de 19,91%.

Já dizia aquela velha música, “o sinônimo de amar, é sofrer…”

1 COMENTÁRIO

  1. VEJO QUE O AMIGO DIDI FAZ CAMPANHA PRA O PIOR MELHOR ,COM. ESSAS MATERIAS QUE DE UMA FORMA SUTIL FALA MAL DO GOVERNO LULA,SEMPRE DESTILANDO VENENO.TUDO QUE LULA VENHA FAZER NAO SI COMPARA COM OS DESGOVERNO DE OUTROS PRESIDENTES,O NORDESTE SABE DE TUDO DE BOM QUE O GOVERNO LULA TEM FEITOS EM SEUS GOVERNOS.
    .

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome