Presidente do Iterpe cumpre agenda em Petrolândia

0

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Correia, e sua equipe de gestores e da Unidade Regional de Serra Talhada participaram de duas reuniões junto às instituições da sociedade civil organizadas durante o sábado (03/08), no município de Petrolândia. A primeira agenda foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais local, através do recebimento de pauta de demandas da entidade que representa os agricultores do município, e a segunda foi a participação da equipe em reunião junto ao MST para discutir as pactuações realizadas pelo Governo de Pernambuco para beneficiar as famílias de agricultores de Petrolândia com ações de acesso.

A discussão, realizada no assentamento da União, Antônio Conselheiro, ampliou o diálogo sobre a pauta de reivindicações entregue pelo MST ao Iterpe neste ano. Dentre os compromissos firmados pelo Iterpe junto ao movimento social, estavam um conjunto de atividades em prol do acesso à terra, tais como a atualização do Registro de Beneficiários (RB) do Assentamento Januário Moreira no sistema do Incra; o estudo do projeto de parcelamento do Assentamento Miguel Arraes e atualização cadastral das famílias dos três assentamentos estaduais no município.

O Iterpe está dando continuidade às atividades técnicas que estão sendo executadas nos assentamentos estaduais em Petrolândia, por compreender a necessidade de emissão de títulos de concessão e a melhoria de vida às famílias rurais que dependem dessas terras para produzir”, explicou o gerente da área de assentamentos estaduais, Felipe Falcão.

Em 2018, o Governo de Pernambuco, através do Instituto, entregou 112 títulos de concessão de direito real de uso da terra em benefício das famílias rurais do assentamento Januário Moreira, em Petrolândia. Atualmente, no município, o Iterpe colocou à disposição um técnico da Unidade Regional (UR) – Serra Talhada para dar continuidade à atualização cadastral das famílias.

Além da equipe do Iterpe, estiveram presentes nas reuniões o presidente do STR, Natanael; o deputado federal Carlos Veras; o dirigente do MST, Jaime Amorim; o presidente do PT municipal, Daniel; e aproximadamente 80 agricultores e agricultoras familiares do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome