Programa de Residência em Urologia do HGV celebra 50 anos de história

0

Em comemoração, Simpósio reunirá residentes e ex-residentes da instituição

Criado em 1974, o Programa de Residência Médica em Urologia (PRMU) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, completa, neste mês, 50 anos de existência. Ao longo desse tempo, mais de 100 profissionais já foram formados no serviço, que é considerado uma referência em atendimentos de urologia para Pernambuco e todo o Norte e Nordeste do Brasil. Para celebrar a data, no próximo dia 22 de março, será promovido o Simpósio de Urologia, no Auditório Luciano Lima do Empresarial Rui Barbosa, sala 1308, localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 715, Graças, das 8h às 17h30.

A urologia é uma especialidade da medicina que se dedica à prevenção, ao diagnóstico e tratamento do trato geniturinário, que inclui rins, bexiga, uretra, entre outros órgãos, tanto em homens como em mulheres, além da saúde reprodutiva e sexual masculina. Durante a formação, os residentes têm acesso a práticas em 22 áreas da especialidade, contemplando cirurgias de pequeno, médio e grande porte, com destaque para cirurgia laparoscópica avançada, oncologia cirúrgica, andrologia, cirurgia reconstrutora, endourologia, biópsia prostática, avaliação urodinâmica, urologia geral, entre outras.

O médico Evandro Falcão é urologista e coordenador do programa de residência há mais de 20 anos. Ele, que já foi residente do hospital, conta a relevância da formação e como a unidade tem contribuído para exportar conhecimento em âmbito nacional e internacional. “Cada vez que formamos uma turma é uma nova comemoração. Eu também fui estagiário e residente do Hospital Getúlio Vargas. Nossos profissionais saem bem formados, temos residentes pelo Brasil inteiro e no exterior, atuando no mercado de trabalho e cuidando da saúde da população”, completa.

O coordenador relembra que a jornada de atuação na urologia do HGV já lhe rendeu vários casos clínicos e pacientes marcantes. “Diversos casos me chamaram a atenção, mas eu lembro bem de um, há 30 anos, um paciente jovem havia sido atropelado. Ele teve uma fratura de bacia e uma lesão de uretra. Fazia cerca de quatro anos, e ele me procurou. Ainda estava com uma sonda de cistostomia, além de um quadro de disfunção erétil. Na época, então, eu fiz uma cirurgia chamada uretroplastia transpúbica que resolveu o problema dele. Depois colocamos uma prótese peniana e se resolveu a disfunção também. Esse paciente é extremamente grato e, até hoje, anualmente, entra em contato comigo em forma de gratidão”, detalha o médico Evandro Falcão.

A residência do HGV é uma das mais antigas em funcionamento pleno no país. Em cinco décadas de construção, com serviços prestados e reconhecidos pelas instituições médicas, o programa de especialização é credenciado à Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e à Comissão Nacional de Residências Médicas (CNRM). “Somos referência no país na formação de novos urologistas. São realizadas, em média, mais de 100 cirurgias por mês somente nessa especialidade, demonstrando a capacidade produtiva, assistencial e de ensino. Aqui, fazemos procedimentos de baixa, média e alta complexidade, com preceptores que são referência no estado. O residente encerra o período de três anos pronto para o mercado de trabalho”, destaca a diretora-geral do hospital, Thaís Almeida.

Fazendo parte dessa história, o médico urologista Guilherme Lima completa, neste ano, 21 anos de formado como residente do HGV. Ele conta da satisfação de ter integrado a unidade de saúde. “Fui residente entre 2001 e 2003. A urologia foi uma escolha em minha vida e fiz do Getúlio Vargas a minha segunda casa. Vivia de domingo a domingo. Mergulhei na especialidade que tinha escolhido e na especialidade que me abraçou. Vivenciamos atendimentos diários, cirurgias diárias, ambulatório, exames, biópsias. Um marco da minha época foi que tive a honra de ser da equipe que iniciou o serviço de laparoscopia, uma técnica mais moderna e minimamente invasiva de cirurgia. Depois também contribui para o aperfeiçoamento dessa especialidade, que atuo até hoje”, relembra.

Um dos ex-chefes do serviço foi o médico urologista Aderson Carvalho. Ele também evidencia a excelência da especialização. “Ao completar 50 anos, essa instituição é responsável por tudo de excepcional em ensinamentos e conquistas na nossa especialidade. Tem vários colegas do serviço que estão espalhados pelo Brasil, fruto do bom desempenho da formação. Isso tudo não podemos deixar de agradecer às direções que por lá passaram e que muito ajudaram. Parabenizo todos da família urológica do Getúlio Vargas”, conclui.

SIMPÓSIO DE UROLOGIA – Marcando a comemoração de 50 anos, o Programa de Urologia do Hospital Getúlio Vargas realiza, no dia 22 de março deste ano, o Simpósio de Urologia. O evento será dividido em seis módulos, que vão abordar as seguintes temáticas: doença benigna da próstata, oncologia geral e clínica, cirurgia reconstrutora, andrologia, urologia feminina e endourologia. O encontro reunirá cerca de 80 participantes, entre residentes e ex-residentes da instituição, e vai ocorrer no Auditório Luciano Lima do Empresarial Rui Barbosa, sala 1308, localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 715, Graças, das 8h às 17h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome