Projeto de Horta Mandala, é desenvolvido pela turma dos anos finais da Escola Estadual Bem-te-vi em Orocó

0

A horta funciona na Comunidade de Casa Nova, zona rural do município. O curso é coordenado por Graça Gonçalves, Diretora da Escola Estadual Bem-te-vi e por Vera Lúcia, Coordenadora Pedagógica. A apresentação final do projeto será feita no mês de dezembro.

Além de laboratório para estudo de viabilidade de produção de culturas orgânicas durante os meses de maior estiagem, também vai ser apresentado como trabalho de conclusão dos anos finais. Pois trata-se de educação de jovens e adultos no campo.

A Horta Mandala se apresenta como um sistema composto de canteiros em forma de círculos. No centro, um pequeno criatório de galinhas de capoeira (para aproveitamento da carne, ovos e até do esterco). Ao redor as mais variadas culturas de hortaliças, tudo produzido sem nenhum insumo externo ou industrializado. Essa é chave do bom funcionamento da Horta Mandala, um modelo promissor de produção agroecológica.

Outra vantagem da Horta Mandala é permitir o aproveitamento máximo da água e da terra, com custos de produção menores que os da irrigação tradicional e a utilização de áreas bem pequenas. Ela é, portanto, ideal para a nosso projeto escolar rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome