Projeto para extinguir faixas salariais da PM motiva debate no Plenário da Alepe

0

O início do processo de extinção das faixas salariais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros motivou debates no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda. A proposta prevendo a medida está para ser encaminhada pelo Poder Executivo à Alepe, segundo a deputada Débora Almeida, do PSDB. Ela elogiou a governadora Raquel Lyra pela iniciativa e destacou as ações adotadas pela gestão estadual para fortalecer a segurança pública, a exemplo dos mais de um bilhão de reais investidos no programa Juntos pela Segurança.

Na avaliação da deputada, Raquel mostra coragem ao enfrentar uma situação criada durante o governo do PSB. “Se as faixas são tão prejudiciais, por que, em 2017, o PSB trouxe pra essa Casa essa proposta? E por que que ela foi aprovada aqui? Então, se Raquel tem a coragem de enfrentar e de extinguir as faixas, se não for em um ano, mas se for até o final do mandato dela, por que é que vou criticar, se lá atrás quando foram criadas eu não critiquei?” 

Débora Almeida recebeu o apoio de colegas. Antônio Moraes, do PP, ressaltou a coragem de Raquel Lyra de direcionar investimentos para extinguir as faixas salariais. Izaías Régis, do PSDB, enfatizou o empenho da governadora em confrontar o sucateamento da segurança pública. Joãzinho Tenório, do Patriota, destacou a determinação de Raquel para acabar com todas as faixas até junho de 2026.

Já Coronel Alberto Feitosa, do PL, opinou que a gestão estadual da segurança é uma “catástrofe”. O deputado lembrou que a promessa inicial de eliminação das faixas foi feita para 2023 e que o atraso no anúncio da proposta causou descontentamento e desconfiança, especialmente entre as associações da Polícia Militar. Além disso, Feitosa apontou a insuficiência dos aumentos propostos pela governadora até 2026, totalizando 10% de reajuste salarial. Ele alertou para o risco de uma greve, caso as demandas não sejam atendidas adequadamente.

Isso é um absurdo, isso é uma enganação, isso é uma enrolação. Acha que na polícia e no bombeiro as pessoas são bobas. Olha, a desgraça daquele que é muito sabido é achar que do outro lado só tem inocentes, ou desinformados ou até vou ser mais duro: burros. Isso é uma péssima estratégia que a governadora está utilizando.”

Joãozinho Tenório, do Patriota, comemorou a publicação do edital de licitação para recuperação da PE-112, que liga os municípios de Camocim de São Félix a São Joaquim do Monte, no Agreste Central. Na avaliação dele, a obra deverá atrair mais empresas para a região. O parlamentar também agradeceu a governadora Raquel Lyra pela entrega da Cozinha Comunitária em São Joaquim do Monte, na última quinta. A iniciativa faz parte do programa Bom Prato, do Governo Estadual, de combate à fome e à insegurança alimentar. Por fim, o deputado celebrou o anúncio feito pelo Governo Federal, na semana passada, de reforma e ampliação do aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru.

Edson Vieira, do União, comemorou o anúncio de investimentos do Governo Federal no Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste Central. De acordo com o deputado, a medida vai ajudar a ligar a região do polo de confecções aos estados do Sul e do Sudeste do País. “Isso vai fazer com que possa ficar mais fácil a exportação de mercadoria do polo de confecções. Isso vai fazer com que o turista chegue mais fácil ao maior São João do mundo que é em Caruaru. Isso vai fazer com que o turista venha a Nova Jerusalém e Fazenda Nova com mais facilidade.

A retomada da indústria naval no Brasil motivou discurso do deputado João Paulo, do PT. Segundo o parlamentar, desde a descoberta do pré-sal em 2007,  o setor apresentou potencial significativo, empregando mais de 82 mil trabalhadores em 2014. Ele lamentou a redução expressiva no número de projetos contratados nos estaleiros brasileiros, nos últimos anos. Eu tenho acompanhado toda a luta dos trabalhadores metalúrgicos, à frente do Estaleiro, contra as demissões que vinham caminhando né, até eu acho que a semana passada, mais de 350 trabalhadores foram demitidos, mas aqui nós renovamos a esperança da retomada da indústria naval.”

Ainda durante o pronunciamento, João Paulo parabenizou o Governo Estadual pela implantação do bilhete único e pelo anúncio do projeto para extinção das faixas salariais dos policiais e bombeiros.

Socorro Pimentel, do União, foi à tribuna comemorar a decisão do Governo do Estado de transformar o Centro Tecnológico do Araripe, localizado em Araripina, em um polo avançado de tecnologia. A deputada ressaltou que essa é uma ação importante para diversificar a economia da região, estimulando a abertura de novos negócios e a capacitação técnica da mão de obra local.

Não apenas agregará valor aos arranjos produtivos locais, tais como a apicultura, mandiocultura, a produção de energia através das fontes éolica e solar, além também da indústria do gesso. Ele será para além do gesso. Irá fazer com que outras atividades, outros arranjos produtivos locais estejam inseridos nesse centro de avançado de tecnologia.”  

O aumento da violência contra as mulheres pautou a fala da Delegada Gleide Ângelo, do PSB. A deputada cobrou da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause políticas públicas e medidas efetivas de proteção. Ela lamentou que, somente nos quatro primeiros dias de março, já foram registrados quatro crimes contra a vida de mulheres em Pernambuco: dois no Recife, um em Gravatá, no Agreste Central, e um em Tabira, no Sertão do Pajeú.

Há exatamente um ano e três meses de Governo, e eu digo aqui sem medo de errar, porque eu acompanho todos os dias e todo mundo sabe, não houve um programa, um, para proteger as pernambucanas em nenhuma área. Pelo contrário, a gente perdeu uma Casa Abrigo, as delegacias da Mulher, oito continuam fechadas à noite e nos finais de semana.

Rodrigo Farias, do PSB, noticiou a inauguração do quinto Compaz no Recife. O equipamento, construído pela Prefeitura da capital, fica no bairro do Ibura. De acordo com o deputado, o Compaz é uma política pública que ajuda no enfrentamento à violência. “Vão ser atendidos diretamente 20 mil pessoas, um investimento da ordem de mais de 10 milhões de reais, com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, ofertando diversos serviços importantes para o nosso povo.”

Rodrigo Farias também lembrou que, em 2022, o governador Paulo Câmara, do PSB, anunciou a construção de três unidades do Compaz nas cidades de Bonito, no Agreste Central; Arcoverde, no Sertão do Moxotó; e Petrolina, no Sertão do São Francisco. O parlamentar cobrou do Governo do Estado a continuidade do projeto e anunciou um pedido de informação sobre o andamento das obras.

O deputado Izaías Régis, do PSDB, criticou a distribuição inadequada de água em Garanhuns, no Agreste Meridional, e cobrou ao Governo de Pernambuco e à Compesa investimentos na melhoria do serviço. O deputado também destacou duas demandas específicas para a área da saúde no município, como a implementação de um Instituto de Medicina Legal e a construção de um hospital e maternidade.

João Paulo Costa, do PCdoB, registrou a nova rodada de negociações do programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, iniciada nesta segunda. O parlamentar comentou o impacto positivo da iniciativa para os consumidores brasileiros. Segundo ele, na última edição do programa, o montante da renegociação de dívidas alcançou a marca de mais de 36 bilhões de reais, beneficiando mais de 12 milhões de brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome