Quais as principais mudanças no MEI para 2021?

0

Você que possui um negócio, sabe o que é e como funciona o sistema MEI? Se você busca dar credibilidade à sua empresa, possuir uma certificação formal junto ao Governo faz-se uma ação fundamental para alcançar o sucesso em seu ramo de atuação.

Portanto, seguem abaixo algumas informações sobre este sistema contábil, bem como o relato das alterações mais importantes previstas para este regime no ano de 2021.

Estabilidade Financeira

Ao longo dos anos, almejar a sonhada “estabilidade financeira” se fez uma questão evidente para todos nós.

Porém, alcançar tal meta diante de um cenário global de crise monetária tornou-se uma tarefa complicada.

Devido a fatores como a falta de oportunidades no mercado de trabalho, muitas pessoas buscam a sua sobrevivência por meios pessoais e alternativos, o que faz com que cresça a chamada informalidade.

Criação do MEI

Tendo por objetivo reduzir este cenário de ilegalidade dentro das relações comerciais e possibilitar a arrecadação de receita financeira, foram necessárias a criação de políticas que visassem a migração de pessoas da informalidade paraum contexto “oficial”.

Sendo assim, no ano de 2008, foi desenvolvido pelo Governo Federal o programa denominado como MEI (Microempreendedor Individual), pelo qual,empreendedores de pequenos e médios portes têm a opção de registrar legalmente suas empresas, considerando-se o valor de sua renda anual.

Atualidade

Devido ao fato do cenário de pandemia que visualizamos em 2020, empresas dos mais diferentes segmentos de mercado, tanto aquelas voltadas à prestação de serviços quanto direcionada para oferta de produtos, tais como as dos ramos de entretenimento, vidraçaria, tabacaria, que vende sedas smoking, por exemplo, tiveram suas realidades financeiras “balançadas”.

O contexto de decadência em alguns setores do comércio impactou diretamente no resultado financeiro de alguns negócios, fazendo com que suas receitas diminuíssem significativamente.

Alterações do MEI para 2021

Como já dito, a pandemia proporcionou uma série de dificuldades para quem está envolvido com o comércio, como, por exemplo, conseguir uma regularidade nas receitas.

No âmbito sistema MEI, devido a estes fatores, podemos esperar algumas alterações no que diz respeito ao seu formato. Segundo o portal jornal contábil tais mudanças incidirão sobre elementos como:

  • Contribuição: Valor do pagamento da guia única do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) aliado ao valor do salário mínimo em vigor.
  • Linha de crédito: Redução nas taxas de juros que incidem sobre as operações financeiras para incentivo do comércio;
  • Contratação: Possibilidade de aumento na permissão de registro de novos colaboradores.
Conclusão

Este conteúdo teve, por missão, relatar as principais mudanças previstas para o sistema do microempreendedor individual (MEI) no ano de 2021, bem como expor os reflexos destas alterações na realidade das pessoas que optam por este estatuto contábil.

Para tanto, buscou-se demonstrar, primeiramente, como este plano de formalização das organizações entrou no contexto dos pequenos e médios empreendedores brasileiros, visando a diminuição da incidência da informalidade sobre a receita governamental.

Por fim, foram elencadas algumas das principais mudanças neste regime, bem como seu reflexo no contexto dos empreendedores brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome