Quem é o autor da Letra do Hino de Cabrobó?

1

As pessoas costumam responder assim quando a pergunta é muito fácil: “Até uma criança sabe a resposta”. Quando se trata de alguma coisa que tem haver com a história do Brasil, que obriga a pessoa a conhecer sua própria história, infelizmente nem os adultos sabem a resposta. Você sabe quem foi o autor da letra do Hino Nacional Brasileiro? Quem foi o autor da letra do Hino de Pernambuco? Quem foi o autor da letra do Hino de Cabrobó?

Infelizmente são poucas as pessoas que responderiam que sabe o nome de pelo menos um, se fizermos hoje o que vem sendo feito ao longo da história do Brasil vamos continuar sem saber.

O Hino Nacional do Brasil foi oficializado pelo Decreto nº 15.671, de 6 de setembro de 1922, na versão composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 (música) e por Osório Duque Estrada em 1909 (letra).

O Hino de Pernambuco foi composto no ano de 1908, e exalta as belezas, as conquistas históricas e o passado de batalhas do povo pernambucano. Tem letra de Oscar Brandão da Rocha e música de Nicolino Milano.

Já o Hino de Cabrobó conta a história e cultura de um povo humilde, foi composto pelo Professor Eduardo Feijó de Araújo Paiva, oficializado por meio de Decreto após realização de concurso público.

A historiadora Emília Viotti da Costa certa vez disse que “Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”. Relembrar o passado, mesmo que recheado de batalhas e consequente derramamento de sangue é também enaltecer a história de lutas e de superação.

Em cada solenidade pública do município, o Hino de Cabrobó é tocado e muita gente até canta, muitos e até mesmo a maioria que está ali não sabe nada sobre o Hino. Não custa nada levar ao conhecimento do público a origem e autoria da Letra do Hino, contribuição significativa para formar cidadãos conhecedores da sua própria história. O amanhã de nossa cidade vai agradecer pela humildade dos que estão no presente, buscando conhecimento sem perder de vista o nosso passado.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome