Renan e Cunha dão 48 horas para acampamentos saírem

0

Renan e Cunha dão 48 horas para acampamentos saírem

Os grupos de manifestantes que estão acampados no gramado do Congresso Nacional e na Esplanada dos Ministérios terão 48 horas, depois de comunicados, para desocupar esses locais. A decisão foi tomada ontem em encontro entre os presidentes do Senado, Renan Calheiros, da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. O encontro ocorreu na Presidência do Senado.

Alguns grupos já estão acampados há semanas e a presença acabou gerando conflitos. Anteontem ocorreu o episódio mais violento, quando militantes que defendem a volta da ditadura militar atacaram membros da Marcha das Mulheres Negras.

Houve tiros, explosão de um pequeno artefato e agressões. O autor dos disparos, um policial civil, foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Distrito Federal.

Tivemos princípios de conflitos, situações muito ruins, e o governador nos comunicou a impossibilidade de manter a segurança e a ordem pública do jeito que as coisas estão ficando. Vamos pedir aos grupos que lá estão que, em um prazo de até 48 horas, possam se retirar para que a gente possa restabelecer a ordem. Não é por qualquer vedação à manifestação ou vedação a qualquer tipo de ideologia que está sendo expressada, mas pela incapacidade de garantirmos a segurança deles – disse Eduardo Cunha.

Os acampados na Esplanada dos Ministérios, próximos à Alameda das Bandeiras, entre o Itamaraty e o Ministério da Justiça, também terão 48 horas para sair, informou Rodrigo Rollemberg.

Até aqui estávamos admitindo em respeito à liberdade de manifestação, mas, em função dos conflitos entre grupos que defendem pontos de vista diferentes e os confrontos que podem ter consequências imprevisíveis, entendemos que é inadequada a permanência dos acampamentos – afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome