Resumo da 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orocó

0

Foi realizada nesta terça-feira (29/08) a 5ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais tem conduzido os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 6 dos 9 vereadores.

Os vereadores que fizeram uso da palavra apresentaram demandas da população de diversas localidades, falando sobre a situação dos profissionais da limpeza pública como também de servidores da saúde municipal, e situação de parte da população da Comunidade Vitorino que enfrentam problemas de abastecimento de água devido a um sério problema de energia elétrica.

DESTAQUES:

O Presidente da Câmara, Vereador Ighor Crateú, comentou sobre o adicional de insalubridade pago aos garis como também aos funcionários da saúde. Falou ainda que a Casa Legislativa aguada Projeto de Lei para regulamentação do Piso da Enfermagem e finalizou comentando sobre a situação da água para população do Vitorino devido a problema de energia elétrica.

Apresentamos requerimentos e indicações para esclarecimentos acerca da insalubridade dos servidores da limpeza pública, em ouvir da vereadora Maria Eduarda que já estão aplicando os 20% já é um começo, mais iremos em busca do motivo porque não está aplicando os 40% como é de direto, e conversei com a direção do Hospital Municipal para que esse adicional seja restabelecido a alguns funcionários que recebiam e hoje não estavam mais recebendo, mais ouvir da direção que já estava organizando para o retorno do pagamento aos funcionários que tem direito.” – disse Ighor.

Com relação ao projeto de lei que regulamenta o piso salarial da enfermagem, estou sempre colocando a Casa Legislativa à disposição para que seja feito um alinhamento entre o Executivo e a Categoria da Enfermagem, para que seja elaborado com celeridade o PL para regulamentação do novo Piso da Enfermagem, já se encontra em caixa o recurso enviado do Governo Federal que é a contrapartida para que esse PL seja de fato para por todos os município, e para nós não seria diferente, o recurso já chegou, agora é o executivo elaborar o projeto e nós enquanto legisladores votar e aprovar esse reconhecimento a toda a categoria interessada.” – destacou.

Sobre a questão da comunidade Vitorino, com relação ao corte de fornecimento de energia, é importante manter as conversações em aberto, pois só com o diálogo e fazendo o levantamento de custos e saídas existentes, que poderá resolver o problema, só assim a situação poderá ser resolvida.” – finalizou o Presidente.

Professora Jacielma comentou sobre visitas realizadas no Incra e na Univasf em Petrolina. No Incra foi debatido sobre a dificuldade de obtenção do DAP, e na Univasf foi pedido a reitora cursos de Agronomia, Zootecnia entre outros para atender a demanda de Orocó. A vereadora também levantou a situação do abastecimento de água no Vitorino, que parte da população tem sofrido devido a um problema antigo relacionado a energia elétrica.

Maria Eduarda apresentou moção de pesar pelo falecimento do Sr. Libório da Silva, manifestando sentimentos aos familiares e amigos. A vereadora falou ainda sobre a o adicional de insalubridade dos garis, que segundo ela está sendo pago apenas 20% ao invés de 40% como diz a lei.

Hélio de Zefinha comentou sobre a sessão solene de entrega de títulos de cidadãos orocoenses, realizada no último sábado, como também sobre a visita da Secretária Estadual Lucinha Mota à comunidade quilombola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome