Resumo do Plenário da Alepe: deputados apoiam criação de Serviço de Transporte Público Complementar

0

O projeto de lei que institui o transporte público complementar de passageiros dentro do sistema intermunicipal do estado foi proposto pelo parlamentar Antonio Fernandes, do PSC, na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa, nessa terça. Ele pediu urgência na votação da proposta e disse que é grande a preocupação de motoristas de vans no Interior com a nova lei federal que traz punições mais severas para o transporte irregular. “A gente não tem poder de revogar a lei federal. Mas podemos, sim, dar um instrumento maior, agilizar a aprovação da lei, de forma que essas diretrizes possam ser depois complementadas através do decreto do governador.”

Diogo Moraes, do PSB, ressaltou o grande volume de passageiros atendidos pelo transporte alternativo, somente no Agreste. “780 mil habitantes que trafegam para faculdades, para suas compras, para suas vendas, para suas costuras, para atrair clientes que chegam de outras partes do país que usam, usufruem do transporte alternativos, que são os toyotas.”

A Comissão Especial da Caprinovinocultura, instalada neste mês na Alepe, teve destaque em discurso do presidente do novo colegiado, Fabrizio Ferraz, do PHS. Ele defendeu políticas para impulsionar a cadeia produtiva. “Nosso estado, hoje, tem o quarto rebanho de ovinos do Brasil e o segundo maior de caprinos, ambos com mais de dois milhões de animais cada. E nós entendemos que já passou do momento de toda essa representatividade e de todos esses números transformarem, de fato, a realidade social e econômica do nosso povo.” 

O líder do Governo na Alepe, Isaltino Nascimento, registrou a participação no evento “Diálogos Capitais”, promovido em São Paulo, na semana passada, pela revista CartaCapital. No encontro, governadores fizeram uma apresentação sobre o Consórcio Nordeste para investidores nacionais e estrangeiros. 

A agenda de privatizações do Governo Bolsonaro foi repudiada pelos deputados João Paulo, do PCdoB, e Tereza Leitão, do PT. A parlamentar revelou preocupação especial com a venda da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, a  Dataprev, e do Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro. “Os dados que os contribuintes, livre ou forçosamente, por lei, entregam a essas duas empresas, são dados para um determinado fim. São dados de INSS, são dados do Imposto de Renda, protegidos por lei, para uso com finalidade específica, definida por lei, e que hoje estão em leilão!”

O lançamento do programa estadual “Olhar para as Diferenças”, pautou discurso de Simone Santana, do PSB. A deputada comemorou a ação do Governo do Estado, que vai abranger inicialmente 13 municípios, para atender crianças com deficiência.

Willian Brigido, do PRB, registrou a vinda do secretário estadual Frederico Amâncio à Alepe, na última segunda, para detalhar os indicadores da educação. Brigido afirmou que não há o que comemorar, uma vez que o estado apresenta taxas negativas, como a piora nos números do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

A deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL, anunciou a realização do encontro “Ocupa Política”, no Recife, a partir da próxima quinta. O evento, articulado por 16 mandatos nacionais, deve contar com rodas de diálogo entre ativistas e políticos de vários países.

Realizadas em agosto, as comemorações dos 136 anos de emancipação política do município de Correntes, no Agreste Meridional, foram lembradas pelo deputado Romário Dias, do PSD.

A Reunião Solene que celebrou os 40 anos da Lei da Anistia na última segunda, na Assembleia, foi tema do discurso de Waldemar Borges, do PSB. Segundo o deputado, a data não pode ser esquecida. “Jovens com vinte e poucos anos de idade que tiveram suas vidas ceifadas porque ousaram dizer não à Ditadura.”

Borges citou Fernando Santa Cruz e outros jovens assassinados pelo regime militar, e defendeu que a verdade sobre o período seja exposta às novas gerações.

Fonte: Radio Alepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome