Resumo do Plenário da Alepe: presidente Jair Bolsonaro é alvo de críticas em reunião

1

As críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro pautaram o pronunciamento da deputada Dulcicleide Amorim, do PT, na Reunião Plenária desta quinta. A parlamentar repudiou declarações recentes de Bolsonaro e questionou a política econômica do Governo Federal, com foco em privatizações. Ela considerou absurdos alguns comentários, citando a sugestão do presidente para que a população diminuísse o número de idas ao banheiro e a fala sobre a quantidade de filhos estar relacionada ao nível cultural. A petista também lamentou a postura de Bolsonaro diante da crise diplomática instalada entre Brasil e França. “Esse é um comportamento adequado para um presidente da República? Será que esse homem, esse representante do povo brasileiro, não tem alguém que possa frear essas atitudes descontroladas ou pelo menos impedi-lo de levar o País a um colapso diplomático?”

O deputado João Paulo, do PCdoB, convidou a população para o “Ato em defesa da Educação, da Amazônia e por Lula Livre”, que vai ser realizado no próximo sábado, às 10 da manhã, no Mercado de Casa Amarela, no Recife. Ele disse que a mobilização é urgente e condenou as conversas de procuradores da Operação Lava Jato sobre as mortes dos familiares do ex-presidente Lula. “Ressalto, senhor presidente, que essa demonstração fria e inadequada diante da dor e sofrimento de um ser humano, mancha a história e a atuação do Ministério Público que presta um reconhecido serviço de aplicação da justiça na democracia brasileira.”

A falta de diálogo de alguns secretários estaduais com o Poder Legislativo foi criticada pelo deputado Antônio Moraes, do PP. Ele citou eventos promovidos por órgãos do Governo do Estado em que os parlamentares não são convidados, mesmo sendo em municípios nos quais eles têm base eleitoral. Rogério Leão, do PL, relatou situações parecidas e pediu maior aproximação entre os gestores e os deputados. Também registrou uma homenagem recebida por ele na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Rogério Leão apresentou emenda parlamentar para a reforma e refrigeração do Bloco B da faculdade.

A criação de um abrigo público com tratamento veterinário para animais de rua foi sugerida por Romero Albuquerque, do PP, que anunciou ter feito indicação ao Governo do Estado sobre o assunto. O parlamentar também recomendou que seja disponibilizado agendamento online das castrações no Hospital Veterinário do Recife e no Centro de Vigilância Ambiental. Ele afirmou ter recebido denúncias de favorecimento nos serviços agendados por via telefônica.

A deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL, registrou a passagem do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Ela argumentou que a data, celebrada nesta quinta, chama atenção para as violências sofridas pelas lésbicas cotidianamente e defendeu políticas públicas que garantam ao segmento vida digna e livre de discriminação. “Porque além do preconceito sofrido pela orientação sexual, essas mulheres são vítimas do machismo e para elas – mulheres lésbicas negras – essa situação ainda é muito pior, pois são vítimas de racismo.”

O lançamento no Brasil do filme Bacurau, dos cineastas pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi comemorado por Wanderson Florêncio, do PSC. Ele destacou o reconhecimento internacional alcançado pelo longa-metragem e exaltou o potencial de Pernambuco para a indústria cinematográfica.

O deputado Delegado Erick Lessa, do PP, fez um balanço das duas audiências públicas realizadas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, nesta semana. A primeira ocorreu na última terça, em Caruaru, no Agreste Central, para discutir a prevenção de incêndios na Feira da Sulanca. “Naquela situação que se encontra a Feira da Sulanca há uma possibilidade real e iminente de ocorrer algo ainda mais grave, que é um incêndio de grandes proporções, porque o fator de combustão é real.” O segundo debate, realizado na última quarta, tratou dos investimentos do Banco do Nordeste em Pernambuco. Ficou definida a criação de um grupo de trabalho para ajudar na articulação entre a instituição,  empresas e o Governo do Estado.

Fonte: Radio Alepe

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome