Secretária da Mulher de Pernambuco recebe Título de Cidadã Pernambucana

0

Foto_Ivan_Nascimento

Com lutas históricas em seu curriculum em prol das conquistas femininas, a atual secretária estadual da Mulher, a alagoana Silvia Cordeiro recebe, nesta segunda-feira (19), o Título de Cidadã Pernambucana, por iniciativa da deputada Simone Santana. A solenidade acontecerá na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a partir das 18h. “É uma honra proporcionar essa homenagem. Silvia faz parte da história dos movimentos sociais em nosso estado. Está sempre a postos para defender as lutas das mulheres e na batalha para ampliar esses avanços”, justifica a deputada.

Natural de Murici, na Zona da Mata alagoana, Cordeiro vive em Pernambuco desde seu primeiro ano de idade, onde se estabeleceu como militante em grupos populares de mulheres. No estado, fundou e coordenou o Centro de Mulheres do Cabo, integrou a Rede Mulher e Democracia e participou do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo de Pernambuco.

Reconhecida pela militância feminista, participou de diversos conselhos e diretorias de ONGs, a exemplo do SOS Corpo, Instituto Feminista para a Democracia e do Conselho Fiscal da GESTOS – Comunicação, Gênero e Soropositividade. Em 2013, foi nomeada Secretária da Mulher do Recife e eleita para exercer a coordenação do Fórum Metropolitano de Gestoras de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres. Em 2015, assumiu o desafio de chefiar a Secretaria da Mulher de Pernambuco.

Formação sociopolítica para mulheres

Com cinco deputadas em um universo de 49 parlamentares, a Alepe avalia a criação de um curso de formação sociopolítica para mulheres, intitulado “Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti”.  A medida, que leva o nome da primeira deputada estadual de Pernambuco, está prevista no Projeto de Resolução nº415/2015, assinado pela deputada Simone Santana, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome