Segurança nas escolas e situação das estradas rurais são temas centrais das falas na Câmara de Vereadores de Orocó

2

Foi realizada na terça-feira (11/04) a 9ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais, tem conduzido os trabalhos legislativos.

Os vereadores que fizeram uso da palavra apresentaram demandas da população de diversas localidades, atraso de salários de servidores municipais, e situação da educação em Orocó. Os parlamentares destacaram ainda a necessidade de uma maior segurança nas escolas do município para prevenir ataques, tais como estão ocorrendo pelo País.

Ighor Crateú, Presidente da Câmara de Vereadores, ao fazer uso da palavra destacou a importância da Semana Santa para o turismo religioso, ações desempenhadas pelo Poder Executivo e melhorias que ainda podem ser realizadas.

A Semana Santa ocorreu em paz em Orocó, com a preservação da cultura dos caretas, e ainda o momento de fé subindo a serra que muitas famílias ainda realizam essa tradição e que pode ser ainda mais explorada, para o turismo religioso. Agradecer a secretaria de obras por ter atendido meu pedido da retirada dos entulhos da quadra da Cohab, e agora vamos aguardar a reconstrução do muro que caiu com a ventania.” – disse Ighor.

O Presidente falou ainda sobre a situação das estradas da zona rural. “Sobre a situação das estradas, pedimos que seja feita a recuperação com celeridade, principalmente para que nossos produtores possam tá escoando a produção agrícola, algumas áreas tem me feito cobranças constantemente onde não se tem a possibilidade de passagem dos transportes escolares, a exemplo da região do Brígida, tem uma área da estrada que chega a comunidade do Retiro, não tem como se deslocar e quem se utiliza daquela estrada não se para de cobrar, por isso pedi ao gestor que veja com uma certa urgência essas situação.”

Sobre a questão salarial, pedimos respostas sobre a retirada da insalubridade e adicional noturno de alguns funcionários que vieram me pedir para fazer essa cobrança de informações e já outros são os atrasos que são existentes. Quero dizer aos edis que a sala de raio-x já está pronta, porém a máquina precisou ser levada para manutenção, por ter passado um tempo parada sem o funcionamento, e acabou não funcionando, mas fui informado por o secretário de saúde que já foi providenciado os ajustes, mas em breve estará em pleno funcionamento para bem atender nossa gente.” – disse o Presidente.

Ighor Crateú comentou ainda sobre a segurança escolar: “Estamos vendo nos noticiários e Blogs da região, que a violência tem aumentado nas escolas de todo o país, com ataques constantes, por isso estamos unindo forças para que um plano de prevenção seja adotado em nosso município, e assim a gente não ter que presenciar ataques em Orocó.”

DESTAQUES:

Patrício do Projeto: O vereador solicitou que as Estradas do Município, principalmente do projeto, sejam requalificadas o mais rápido possível, incluindo manutenção nas passagens molhadas. Solicitou ainda a reforma da quadra da Agrovila 2 e construção de uma pracinha na localidade.

Professora Jacielma: A vereadora agradeceu ao Poder Executivo pela destinação da Merenda escolar, que já chegou na escola Água do Velho Chico no Território Quilombola. Destacou que as estradas estão intransitáveis no território quilombola, solicitando ações urgentes e ainda o roço do mato.

Maria Eduarda: A vereadora apresentou um Projeto que visa destacar a Saúde Mental Materna, onde no mês de maio a Prefeitura de Orocó possa está realizando cursos e palestras à respeito do tema. A vereadora comentou ainda sobre a segurança nas escolas, destacando que o tema deve ser tratado amplamente com foco na prevenção.

Valkíria Amando: A vereadora apresentou um Projeto que visa a prevenção de ataques nas escolas, com a contratação em regime de urgência de seguranças. A vereadora disse que não se pode achar que as coisas só acontecem longe, e que a prevenção é a melhor saída.

Hélio de Zefinha: O vereador solicitou o conserto de ruas da sede do município, comentou sobre a situação das estradas da zona rural, e sobre o raio-x do município que continuar sem funcionar. O parlamentar disse ainda que a garagem da prefeitura parece mais um ferro velho.

Jéssica Cavalcante: Ressaltou a situação das estradas do Projeto Brígida, pedindo que o secretariado der ao menos uma resposta. Comentou ainda sobre a reforma da agroindústria e reforma da escola na Agrovila 1, que precisam ser realizadas com urgência. A vereadora pediu ainda que fosse feita a limpeza de mato no entorno da escola da Agrovila 2, garantindo a segurança de alunos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Ferro velho não Helio, ali é um semiterio de carros. Carros q parece estar em bom estado de conservação mais todo desmontado é um desrespeito com a população

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome