Sete livros infantis para encantar os pequenos

0

História em quadrinho e a obra de Monteiro Lobato estão entre os favoritos

O livro infantil é um instrumento fundamental para aguçar a criatividade das crianças, proporcionando a elas consolidar uma visão de mundo mais ampla em relação ao contexto em que elas estão inseridas.

Aliando esse aspecto, é essencial que elas tenham cada vez mais acesso a literaturas adequadas para suas respectivas idades, para que possam absorver os conceitos literários, fazendo dessa prática um momento de maior interatividade com amigos e familiares.

Pensando nisso, confira na sequência uma lista com 10 obras que certamente fazem toda a diferença na vida dos pequenos.

Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato)

Publicação que é referência e que ganhou espaço nas livrarias há mais de 80 anos, a obra de Monteiro Lobato é considerada a grande propulsora da série do Sítio do Picapau Amarelo.

Em meio às diversas narrativas da Menina Lúcia, que ficou mais conhecida como Narizinho, outros personagens também ganham visibilidade, como Pedrinho, Emília, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Marquês de Rabicó, entre outras coisas.

O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)

A famosa história já foi traduzida para mais de 200 idiomas e consiste em uma visão simples, carinhosa, poética e filosófica sobre a vida e a morte. Trata-se de um livro que emociona, não só as crianças, mas também adolescentes, adultos e idosos.

A narrativa destaca a história de um encontro entre o piloto de avião e um principezinho de cabelos de ouro, que havia deixado seu planeta distante para conhecer o universo.

Em meio a sua estadia pelo sistema solar, ele compartilhou frases que são perfeitamente aplicáveis aos dias de hoje, como “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos” e “É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou.”

O Menino Maluquinho (Ziraldo)

Considerado um dos livros infantis mais importantes da literatura brasileira, o menino maluquinho conta as travessuras de um garoto de 10 anos sapeca e divertido, que usa uma panela na cabeça e que adora aprontar ao lado dos amigos Julieta, Nina, Carol, Bocão, Junin e Lúcio.

Snoopy

Entre tantas histórias, uma que chama a atenção dos pequenos é desse simpático cãozinho da raça beagle que faz parte de uma das turmas mais famosas do mundo.

Além do Snoopy, Woodstock, Charlie Brown, Linus, Lucy,  Schroeder, Marcie, Sally, Patty Pimentinha e tantos outros contam histórias divertidas e, ao mesmo tempo, inteligentes.

Garfield

Outra história em quadrinhos que faz sucesso com os pequenos é Garfield, que é um guloso e preguiçoso gatinho que odeia segunda-feira, mas adora lasanha.

A narrativa é capaz de arrancar boas risadas e se transformar em um momento de intensa diversão entre pais e filhos.

Artur faz arte (Patrick McDonnell)

Neste livro infantil, a proposta do autor é fomentar nas crianças o interesse pela arte, por meio da história do menino Artur, que adora desenhar, pintar e se expressar artisticamente.

Aventuras de Hans Staden (Monteiro Lobato)

Mais uma obra de Monteiro Lobato é destaque entre os pequenos. Estamos falando de um aventureiro alemão que, no século 16, esteve no Brasil e foi capturado por uma tribo de índios Tupinambás e ficou nove meses como prisioneiro.

Monteiro Lobato adaptou essa obra para o Brasil em 1927 e trata-se de uma obra maravilhosa com alto poder de prender a atenção dos pequenos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome