Sileno Guedes explica sistemática da 13ª parcela do Bolsa Família para municípios da Zona da Mata Norte e Sul

0

Durante o detalhamento do benefício, o secretário estadual destacou a importância do programa para os mais de 3 milhões de pernambucanos.

Com o anúncio do programa Nota Fiscal Solidária e a garantia do pagamento da 13º parcela do Programa Bolsa Família em Pernambuco, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, detalhou como funcionará o benefício para profissionais da Assistência Social das cidades das Matas Norte e Sul do Estado durante a Reunião Ordinária Descentralizada da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que aconteceu na quinta-feira (21), no município de Vitória de Santo Antão. O encontro faz parte de uma das instâncias de pactuação do processo de gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

Na ocasião, Guedes destacou a relevância do programa para os mais 3 milhões de pernambucanos que são beneficiados e destacou que a proposta vai ajudar no fortalecimento da política da assistência social neste ano. “Os números do Bolsa Família não são nenhuma novidade para os profissionais da assistência social, que sabem exatamente a importância do benefício para as pessoas e famílias que estão nas camadas mais pobres e também para a economia local e os municípios“, pontuou. “Essa nova parcela é um desafio muito grande que o governador Paulo Câmara lançou no período eleitoral e que, ainda no primeiro semestre do novo mandato, tomou a iniciativa de implantar. Vamos dar apoio às cidades e aos equipamentos que são porta de entrada para acessar o programa, como o Cras (Centros de Referência da Assistência Social), para que possamos treinar os profissionais que irão orientar a população. E, nesse processo, vamos precisar que os municípios nos ajude nessa tarefa“, destacou o secretário.

Outras pautas também entraram em discussão durante a reunião, como o status do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) e o cofinanciamento 2019, além de alguns informes, como a inserção dos beneficiários do Benefício da Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único e a Frente Pernambucana em Defesa do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e da Seguridade Social. Durante o encontro, o secretário-executivo da Assistência Social, Joelson Rodrigues, ressaltou a importância da participação dos gestores municipais no debate e execução de estratégias que fortaleçam a política, além do apoio de deputados estaduais e federais. “Ainda no ano passado, a Frente teve o apoio de 13 deputados federais, mas precisamos mobilizar mais parlamentares a votar em defesa do Suas“, afirmou.

A reunião ordinária, a primeira no modelo descentralizada, será realizada em outros municípios do Estado: em maio, na cidade de São Caetano, e em julho, em Serra Talhada.

Assessoria de Comunicação SDSCJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome