Socioeducandos da Funase ingressam no ensino superior

0

Dois jovens em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) ingressaram, no mês de março, no curso superior de Desenvolvimento de Jogos Digitais na Faculdade Senac Pernambuco, com bolsa de estudo 100% gratuita. As vagas foram reservadas para socioeducandos da instituição através de uma parceria entre Funase, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Fênix.

No curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais do Senac, os jovens que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pirapama e Casa de Semiliberdade (Casem) Harmonia tem aulas sobre computação, programação, game design, cálculo, comunicação empresarial, realidade virtual, escrita narrativa e muito mais. Ao todo, o curso possui mais de 2000 horas/aula e garante o certificado de tecnólogo em jogos digitais.

“Estou muito feliz com essa oportunidade, pois pode mudar minha vida”, comenta o jovem R.G., de 18 anos, que está cumprindo medida socioeducativa na Casem Harmonia. Já o outro jovem, por conta da sua evolução interpessoal, cultural, pedagógica e pelo ingresso no ensino superior, conseguiu a extinção da sua medida socioeducativa de internação pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), retornando ao habitual convívio social e comunitário.

“A entrada do jovem na universidade se apresenta como um marco significativo em sua jornada durante o cumprimento de medida socioeducativa”, explica a coordenadora técnica da Casem Harmonia, Alinne Medeiros. “Ao participar do ambiente acadêmico, o jovem está ganhando acesso a novas oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal e desenvolvimento de habilidades que podem transformar sua vida. Para os familiares, essa conquista se apresenta como um resultado significativo da luta e de todo esforço desenvolvido pelo jovem e seus familiares ao longo da jornada na Funase”, conclui a coordenadora.

A parceria entre Funase e Instituto Fênix tem como propósito oferecer aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa e seus familiares a garantia de uma formação profissional proveniente de cursos gratuitos e bolsas integrais em instituições de ensino superior.

O Instituto Fênix é uma instituição que atua em Pernambuco e tem como objetivo potencializar a ressocialização e diminuir a criminalidade e a reincidência carcerária. O Instituto promove a capacitação de pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema penitenciário e socioeducativo, estendendo-se também a seus familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome