Sucessão do prefeito de Orocó tem 3 nomes na lista de pré-candidatos

0

O atual prefeito de Orocó, município do Sertão do São Francisco no Estado de Pernambuco, George Gueber, foi eleito para o primeiro mandato em 2016 com 53,55% dos votos válidos. Já em 2020 em sua reeleição o gestor sertanejo contou com apoio do segundo colocado no pleito de 2016 que obteve 31,20% dos votos válidos, mesmo assim Gueber foi reeleito com apenas 47,26% do total de votos válidos apurados.

Em 2016 Gueber foi eleito surfando nas ondas da popularidade do ex-prefeito Reginaldo Crateú, já em 2020 andando com as pernas de sua administração teve uma reeleição sofrida. Tanto que, a votação dos dois principais rivais somaram 5.092 votos diante de 4.381 votos do prefeito reeleito. Há quem diga que uma chapa de oposição formada por Hugo e Ismael, venceria aquele pleito eleitoral impedindo a reeleição de Gueber.

Para o pleito eleitoral do de 2024 a história será diferente, no segundo mandato Gueber não poderá ser candidato. Cabe ao gestor fazer a escolha de quem vai ser seu candidato, com o objetivo de manter a hegemonia familiar no comando administrativo de Orocó. O primeiro nome da lista é do vereador Ighor Crateú, o jovem político está no quarto mandato de vereador e no quarto como presidente da câmara municipal.

No entanto, há quem diga que o prefeito pode surpreender e tirar da manga seu curinga. Confirmando essa ideia que vem sendo ventilada nos bastidores da politica de Orocó, o prefeito deve enfrentar uma frente ampla das oposições. Aí o gestor sertanejo enfrentaria setores da própria família e os dois principais nomes da disputa eleitoral de 2020, com isso os ex-candidato Ismael Lira e Hugo de Galego, se juntariam a Ighor Crateú.

O nome do vereador Ighor Crateú, vem ganhando força como possível postulante ao cargo de prefeito nas eleições de 2024. A simpatia ao presidente da câmara de vereadores de Orocó, parte desde aliados do governo a antigos adversários. No entanto, vai ser preciso habilidade para construção de alianças. Nesse caso é imprescindível a junção de forças com os dois ex-candidatos, Ismael Lira e Hugo de Galego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome