Vacinação contra febre aftosa chega à reta final, alerta Adagro

0

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro),vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), alerta que o prazo para a vacinação contra a febre aftosa termina na próxima terça-feira, dia 15. Até o momento, Pernambuco alcançou 72,52% de cobertura, mas é preciso atingir um percentual de 90% para que o Estado continue com o status de área livre de febre aftosa com vacinação.

A meta é imunizar todos os bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses. Nesta segunda etapa da campanha, os produtores devem declarar a vacinação e também todos os animais de sua propriedade. A declaração é obrigatória e deve ser efetuada até 31 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet, por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site www.adagro.pe.gov.br.

A campanha seria encerrada em 30 de novembro, com 41,79% de vacinação declarada, mas conseguimos autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para conceder mais 15 dias. Alguns municípios já superaram os 90% de imunização do seu rebanho, mas temos dificuldades em algumas áreas. Na regional de Salgueiro o percentual até o momento é de 48%“, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

A Adagro reforça que quem não vacinar e/ou não declarar paga multa, fica impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e não recebe a ficha sanitária que é exigida por instituições bancárias para liberação de linha de créditos para o produtor rural. Na primeira etapa, que aconteceu nos meses de junho e julho, foram imunizados 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos,atingindo uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome