Zé Múcio pode disputar o governo de Pernambuco 36 depois

0

O pernambucano José Múcio Monteiro Filho, ou simplesmente Zé Múcio, 72 anos de idade, pediu aposentadoria antecipada do TCU (Tribunal de Contas da União) e deve retornar a política estadual. Zé Múcio disputou o Governo de Pernambuco com apenas 38 anos de idade contra o ex-governador Miguel Arraes, José Múcio não obteve êxito e perdeu aquela eleição no momento em que o país vivia a euforia do plano cruzado de José Sarney.

José Múcio Monteiro foi eleito deputado federal em 1990, sendo reeleito nas eleições de 1994, 1998, 2002 e 2006, ainda foi Ministro de Estado das Relações Institucionais do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que mais tarde o indicaria para o Tribunal de Contas da União. Presidente da mais alta Corte de Contas do País, José Múcio ganhou ainda mais o respeito e a admiração da classe política e dos brasileiros em geral.

O nome de Zé Múcio foi ventilado como possível candidato ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2018, todavia o mesmo se manteve como de costume sem se precipitar nas decisões e apenas ouvindo opiniões. Agora a iniciativa claramente é de Zé Múcio, a aposentadoria antecipada mostra que o mesmo está disposto a entrar no jogo político. Lembrando que o ministro do TCU, tem o respeito tanto de governistas quanto de oposicionistas.

Com a entrada de José Múcio Monteiro na corrida sucessória estadual, os planos de alguns políticos e, entre eles do senador Fernando Bezerra Coelho vai ter que ser revisto. Isso porque se Zé Múcio entrar na política com as bênçãos do Presidente Jair Bolsonaro, o próprio senador vai recuar um pouco uma vez que é o líder do governo. Por outro lado, o nome do senador passa a ter importância por ser a principal força política do sertão.

Lembrando que o senador Fernando Bezerra Coelho foi protagonista de importantes decisões na política Pernambucana, uma delas foi exatamente contra o próprio Zé Múcio quando resolveu romper com a família e aderir a campanha de Miguel Arraes em 1986. Em outra oportunidade, em 2006, dessa vez em favor de Eduardo Campos, na oportunidade FBC era prefeito de Petrolina e se tornou o principal patrocinador político de Campos.

Na verdade tudo o que foi acordado até agora em relação à sucessão estadual em Pernambuco, pode e deve ser completamente revista com a aposentadoria antecipada de Zé Múcio. Ele retorna para a política e por mais incompreensível que pareça, pode se apegar ao “slogan” usado por Miguel Arraes quando lhe derrotou há 34 anos. “A Esperança Está de Volta”, isso mesmo, a esperança está de volta para a oposição, assim como para o próprio Zé Múcio de se tornar Governador de Pernambuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome